Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 22 de Abril - Dia do Planeta Terra
conteúdo

Notícias

22 de Abril - Dia do Planeta Terra

publicado: 22/04/2019 08h02, última modificação: 22/04/2019 08h43

* Por Profª Ms. Daniela Martins Cunha

Planeta Terra. Planeta Água. Gaia. Esses são alguns de seus nomes. Para as sociedades nômades a Terra era sinônimo de mãe, de casa. A relação com a Terra era harmoniosa, dela se extraía apenas o necessário para a sobrevivência, de forma equilibrada e sustentável. O ser humano se sentia parte deste grande geossistema e entendia que precisava conservar o que a Terra lhe oferecia para conservar a si mesmo.

Mas o ser humano passou do nomadismo para o sedentarismo e, posteriormente, ocorreram as revoluções industrias, o surgimento do capitalismo, o neoliberalismo, dentre outros, e por consequência as relações com a sua casa também se alteraram, surge a ruptura do ser humano com a Terra. A Terra passou a ser vista e tratada como uma fonte de recursos naturais inesgotáveis necessários não apenas à sobrevivência, mas principalmente, ao acúmulo de riquezas. O ser humano passou a não se ver mais como parte da Terra e sim como um semideus superior a ela. Passou a tratá-la como um rés instrumento indispensável a satisfação dos seus mais egoístas anseios.

Foi a ruptura do ser humano com a Terra e o consequente uso indiscriminado dos recursos naturais que fez surgir termos como preservação e conservação e várias datas comemorativas, dentre elas, o Dia do Planeta Terra comemorado em 22 de abril. A data foi criada pelo senador e ativista ambiental Gaylord Nelson dos Estados Unidos. Trata-se de uma data da humanidade que visa nos lembrar e atentar para a reflexão de que a conservação de florestas, rios, fauna, solos é acima de tudo uma atitude para nos manter aqui, na Terra. É uma data que pretende nos aconselhar que é possível produzir, mesmo que para bilhões de pessoas, seja na agropecuária, na indústria ou na mineração, com preservação, sem desertificar a terra, poluir a atmosfera e destruir rios. Sem destruir vidas!

O dia do Planeta Terra é um dia que visa nos conscientizar da importância de preservamos os recursos naturais e por consequência, preservar nossas fontes de vida e sustentação neste planeta. É também um dia que nos convida a pensar e agir sobre o que estamos fazendo e sobre o que poderemos passar a fazer em prol da biodiversidade, do uso sustentável dos recursos energéticos, da conservação e uso consciente da água, da diminuição da poluição atmosférica, da redução do consumismo e da produção de lixo, enfim, nos convida a pensar e agir em prol do nosso Planeta Terra.

--------------------
* Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia- Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-Minas, mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa- UFV (2006), especialista em Estudos Ambientais pela PUC-Minas (2003) e licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (2001). Professora de Geografia, Climatologia, Poluição Atmosférica e Cartografia no IFMG - Campus Governador Valadares. Saiba mais!

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.