Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abril Indígena promove debate plural sobre a realidade dos povos Krenak
conteúdo

Notícias

Abril Indígena promove debate plural sobre a realidade dos povos Krenak

publicado: 16/04/2019 09h55, última modificação: 16/04/2019 10h10

Alunos, professores, técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares, além de pesquisadores de universidades locais e pessoas da comunidade participaram da roda de conversa "Borun do Watu: território, meio ambiente e resistência Krenak", atividade do Abril Indígena, realizada nos dias 10 e 11 de abril. 

Confira outras fotos do evento em nosso Flickr 

O objetivo do encontro foi discutir a complexa relação entre o território, o meio ambiente e os indígenas Krenak que vivem no município mineiro de Resplendor, bem como os desafios para manutenção da cultura e preservação ambiental diante do crime ambiental da Samarco, contaminação do Rio Doce e desmatamento da região. 

Para conduzir a discussão foram convidados Waketan Krenak, liderança jovem da aldeia Atorãn, e Pablo Camargo, representando a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) - Regional MG-ES, apoiadora do evento. 

Abril Indígena 2019A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) também se fez presente por meio da participação da profª Maria Terezinha Bretas Vilarino, integrante do Mestrado em Gestão lntegrada do Território (MGIT), o prof. Diego Jean Gregório, do curso de Direito, e Sandra Nicole, professora convidada da pós-graduação. 

Prestigiaram também o evento o representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Myrtô Sucupira, e assessores do vereador Antônio Carlos, Maria Jaques, Maria Aparecida e José Basílio. 

Balanço

Na avaliação da profª Etna Castro, eventos como esse são importantes para superar visões limitadas e preconceitos em relação aos indígenas, povos que contribuíram para a formação e identidade do povo brasileiro.  “Cerca de 300 pessoas debateram, de modo plural e democrático, a situação dos Krenak, que vivem na região do Vale do Rio Doce. Essas rodas de conversa são pertinentes, pois muitos ainda têm uma ideia deturpada dos indígenas, principalmente por desconhecerem a sua cultura e os impactos dos crimes ambientais e humanitários contra as suas comunidades. Agradecemos a todos que nos prestigiaram".  

Visita

Uma próxima atividade do Abril Indígena é a visitação à aldeia dos Krenak, em Resplendor.