Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aprovada a nova política de inovação do IFMG

Aprovada a nova política de inovação do IFMG

Com a Resolução 23 de 8 de julho de 2019, que aprova a Política de Inovação do Instituto, IFMG dá o primeiro passo, cria os procedimentos e delega as competências necessárias para normatizar suas ações relativas à inovação tecnológica e à transferência de tecnologia.
publicado: 24/07/2019 17h57, última modificação: 25/07/2019 08h53

“A Política de Inovação é um valioso instrumento para elevação do status do IFMG como agente impulsionador da inovação tecnológica. Em razão disso, é muito importante que a comunidade do Instituto tenha conhecimento do seu conteúdo e dê a ela a efetividade pretendida". A fala é do servidor Edilson Nolaço, do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG (NIT), setor responsável por conduzir formulação do documento que se tornaria a atual Resolução nº 23.

Os trabalhos começaram em março de 2018, com a elaboração da minuta base. O documento contou com contribuições das pró-reitorias envolvidas e do grupo de trabalho, formado por servidores dos campi para esse fim. Além disso, a minuta fora disponibilizada para a contribuição online de quaisquer interessados.  “Os benefícios trazidos pelo Marco Legal de Ciência e Tecnologia já são conhecidos pela comunidade acadêmica e podem ser um avanço para a condução dos projetos de inovação no ambiente acadêmico e produtivo”, completa Edilson.

“Os benefícios trazidos pelo Marco Legal de Ciência e Tecnologia já são conhecidos pela comunidade acadêmica e podem ser um avanço para a condução dos projetos de inovação no ambiente acadêmico e produtivo”, Edilson Nolaço (NIT)

Esse Marco Legal é regulamentado pela Lei 13.243/16, que visa simplificar a celebração de convênios para a promoção da pesquisa pública, facilitar a internacionalização de instituições científicas e tecnológicas e aumentar a interação essas e as empresas. Possibilita, também, incrementar a promoção de ecossistemas de inovação, diversificar instrumentos financeiros de apoio à inovação e permitir maior compartilhamento de recursos entre entes públicos e privados.

As decisões do IFMG seguiram o modelo da nova legislação, inovando em suas práticas administrativas. Além da previsão dos procedimentos de oferta de tecnologia aos particulares, da formulação dos procedimentos de compartilhamento de laboratórios e de capital intelectual, o Instituto criou o Comitê de Avaliação de Políticas de Inovação e Empreendedorismo. O grupo é responsável por auxiliar na implementação das iniciativas de inovação, além de realizar estudos de prospecção tecnológica, de inteligência competitiva e de transferência da tecnologia gerada na Instituição.

Planeta Inovação
A segunda edição do Planeta Inovação do IFMG vai acontecer no Campus Ribeirão das Neves, entre os dias 12 e 14 de agosto. Dentre as atividades previstas estão os seminários  de Iniciação Científica e Saberes da Extensão.

* Com informações do Portal da Reitoria IFMG

registrado em: , ,