Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus investe em educação ambiental para aprimorar coleta seletiva
conteúdo

Notícias

Campus investe em educação ambiental para aprimorar coleta seletiva

O aumento da produção de resíduos sólidos pela população é preocupante. Por ano, em média, cada brasileiro produz 368,65 kg de resíduo; entretanto, só 3,3% desse volume é reciclado. No vídeo a seguir, prof. Flávio Barony analisa a questão, explica como separar o lixo de forma a contribuir com os catadores e cooperativas e sinaliza caminhos possíveis para a solução desse sério problema ambiental. Confira!
publicado: 17/02/2018 12h15, última modificação: 10/03/2018 11h32

A quantidade de resíduo gerado pela população depende de fatores como renda, região, clima, entre outros. Em média, cada brasileiro gera, aproximadamente, 1 kg de lixo por dia, o que equivale no ano a 365 kg. Contudo, apenas 12 kg desse volume anual produzido individualmente, pouco mais de 3%, retornam para a cadeia produtiva via coleta seletiva.

Conheça outros dados sobre o assunto no site do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Consumo sustentável

Flávio Barony, professor da área de meio ambiente (saneamento/ecologia) do IFMG - Campus Governador Valadares, argumenta que mesmo diante de intensas campanhas e legislações, como a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental que existe há quase 20 anos  e a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010, na prática, os avanços ainda são pífios.

Ele explica que apenas separar o lixo reciclável não é suficiente. Assista ao vídeo a seguir e entenda o porquê. Saiba também como mudar pequenos hábitos do dia a dia pode ajudar o catador de material reciclável da sua cidade e mais ainda o meio ambiente.