Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus comemora os 15 anos da Lei de Libras com palestra

Campus comemora os 15 anos da Lei de Libras com palestra

publicado: 15/05/2017 11h52, última modificação: 15/05/2017 11h52

Para celebrar os avanços e conquistas da Comunidade Surda Brasileira, o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares promoveu, na manhã do dia 10 de maio, uma palestra sobre os 15 anos do reconhecimento legal da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Sob a condução do presidente da Associação dos Surdos de Governador Valadares (Asugov) e diretor da escola Visual Libras, Josélio Ricardo Nunes Coelho, alunos, servidores e comunidade presentes no auditório do campus puderam compreender um pouco mais sobre o dia a dia de quem possui deficiência auditiva.

Josélio também detalhou a Lei 10.435 de 24 de abril de 2002, popularmente conhecida como Lei da Libras, e o caminho para quem quer se tornar intérprete da língua. Ele ressaltou que a comunidade surda no Brasil é grande* e que é importante a formação de mais intérpretes para atuar nas escolas, empresas e demais espaços de convivência e, assim, garantir a inclusão social dos surdos. Ao final, o público pôde tirar dúvidas e aprender alguns sinais básicos de comunicação em Libras.

A palestra foi traduzida em tempo real por Vanessa Reis, intérprete de Libras do campus Governador Valadares. Como organizadora do evento, a servidora defende que é preciso divulgar a Libras como forma de sensibilização e de afastar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito com esse grupo.

Também prestigiaram o evento a professora Juliana Silva e a assistente administrativa Vera Lúcia Silva, ambas da escola Visual Libras.

-------------------------
* Segundo o último censo realizado pelo IBGE (2010), 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.