Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus se “veste” de rosa contra o câncer de mama
conteúdo

Notícias

Campus se “veste” de rosa contra o câncer de mama

publicado: 04/10/2017 15h29, última modificação: 17/10/2017 08h38

A cor rosa está presente nos corredores, paredes e portas dos prédios de Ensino e Administrativo e também nos uniformes dos servidores, terceirizados e alunos do IFMG - Campus Governador Valadares.  Duas árvores com o nome das alunas e das docentes, técnicas-administrativas e terceirizadas trouxeram mais alegria ao ambiente.

Todo esse movimento acontece em apoio à campanha Outubro Rosa, que teve início nos Estados Unidos em 1990 e ganhou força no Brasil em 2008. “O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, doença que mais mata mulheres em todo o Brasil, sendo o segundo tipo em incidência geral, atrás apenas do câncer de pele”, explica Mirian Pascoal, técnica de enfermagem do Instituto.

Os informes espalhados pelo Campus registram as principais estatísticas da doença, fatores de risco, orientações sobre o autoexame, principais sintomas e formas de se prevenir a doença. “Também esclarecemos ao público masculino sobre a ginecomastia, que é o crescimento das mamas fora do normal. Lembrando que, em qualquer caso de suspeita tanto por parte das mulheres quanto dos homens, o médico deverá ser procurado”, reforça Mirian.

Doação de lenços
Além das ações de conscientização, a solidariedade também está presente no Outubro Rosa do Campus por meio da doação de lenços que serão repassados às mulheres que estão em tratamento no Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO) da cidade. A organização sugere ainda que os doadores anexem cartões com mensagens motivacionais às pacientes.

As doações devem ser entregues até o dia 27/10 no Setor de Atendimento ao Estudante (SAE).

Palestra
No dia 17 de outubro, às 13h, no auditório do Campus, acontecerá uma palestra com a coordenadora do Programa de Prevenção do Câncer de Mama do Centro Viva Vida - GV, Drª Rosane Gomes. Em seguida, Magali Almeida, colaboradora da Unimed Gov. Valadares, fará um depoimento sobre como enfrentou a doença e hoje leva uma vida saudável e feliz.

A palestra é aberta a toda a comunidade acadêmica.