Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus tem 18 poemas selecionados em concurso que celebra os 80 anos de GV

Campus tem 18 poemas selecionados em concurso que celebra os 80 anos de GV

Dezoito produções das 80 que comporão o livro "Antologia Poética Valadares 80 anos" são de autoria de estudantes dos cursos Técnicos Integrados e de uma professora do Campus. O público terá acesso à obra durante as comemorações do aniversário da cidade, no dia 30 de janeiro
publicado: 10/01/2018 10h13, última modificação: 11/01/2018 13h00

Entre os 80 poemas classificados para o projeto Antologia Poética Valadares 80 anos encontram-se composições de 17 estudantes dos cursos Técnicos Integrados e também de uma docente do IFMG – Campus Governador Valadares. Confira a relação completa!

A iniciativa é do Instituto Psia e tem por objetivo celebrar o octogésimo aniversário de Governador Valadares e valorizar os talentos locais. De acordo com o organização, foram mais de 300 inscritos entre crianças, jovens e adultos.

Adorno é o título do poema de Mariana Caetano, 15 anos, aluna do 1º ano do Técnico em Meio Ambiente. Ela conta como ingressou no universo da escrita e a felicidade de ter sua criação escolhida para compor essa homenagem à cidade. “Desde muito cedo comecei a escrever e sempre tive uma paixão especial pela poesia; criar poemas foi algo muito automático pra mim. Vinha-me um simples trocadilho na cabeça e daí em diante as palavras fluíam pelo papel (ou bloco de notas do celular). Ter um poema escolhido e publicado, depois de participar de outros dois concursos de poesia em 2017, foi um sonho realizado. É muito mais que gratificante; é surreal”.

Mariana faz questão de registrar sua gratidão aos professores que a apoiaram nessa caminhada literária. “Agradeço muito, principalmente, aos professores Wanderson [Batista] e Gilson [Costa] pelo incentivo, e aos projetos Diálogos e Jovens Escritores, ambos desenvolvidos pelo IFMG-GV. Sinto-me muito feliz e orgulhosa, não só pelo Instituto, mas por outros colegas que também tiveram seus poemas escolhidos”, conclui.

Outro que comemora o resultado de destaque no concurso é Antônio Fernandes, 16 anos, aluno do 2º ano do Técnico em Segurança do Trabalho, que também foi incentivado pelo professor de Língua Portuguesa, Wanderson [Batista]. Sua criação foi o poema Uma história de amor em versos. “Foi uma experiência incrível. Eu achei muito significativa essa proposta do Instituto PSIA por trazer ao público algo tão impressionante que é a leitura de uma poesia. Ter meu singelo trabalho reconhecido entre os demais é uma honra e também serve como um incentivo para mim e outras pessoas a continuar escrevendo”, acredita o jovem escritor.

Animada também está a professora de geografia/climatologia e cartografia, Daniela Cunha, que terá publicado na antologia o poema Minas Gerais. “Foi um misto de felicidade e surpresa. Felicidade pela escolha do poema e pela satisfação de poder participar dessa bela homenagem do Instituto Psia aos 80 anos de Governador Valadares, cidade que me acolheu há mais de seis anos e que já se tornou minha cidade de coração. Surpresa porque a escrita de poemas é para mim um momento em que deixo extravasar meus ‘delírios’, aqui entendidos como os mais diferentes sentimentos; e raramente os mostro a alguém. E dos três poemas enviados, justo o que eu pensava ter menor possibilidade de ser escolhido, foi. Trata-se de um poema no qual eu falo de Minas Gerais, suas paisagens, territórios e territorialidades geográficas numa perspectiva poética e, por consequência também homenageio Governador Valadares, uma vez que há uma inserção no poema de características que também nos remetem à cidade”, explica.

Publicação oficial

De acordo com o presidente do Instituto Psia, Marcelo Rocha, o livro será lançado em formato digital (e-book) durante o aniversário de 80 anos de Governador Valadares, no dia 30 de janeiro de 2018. A obra será disponibilizada para download gratuito pelos leitores. Marcelo informa ainda que também haverá a publicação em formato impresso no meio do ano de 2018, época do aniversário do Instituto Psia.