Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrículas dos calouros movimentam o Campus
conteúdo

Notícias

Matrículas dos calouros movimentam o Campus

Aprovados nos cursos Técnicos Integrados e Subsequente compareceram ao campus acompanhados de familiares para garantir a tão sonhada vaga no ensino público federal. Os próximos a se matricularem são os candidatos dos cursos superiores (SiSU e Processo Seletivo IFMG) que tem até o dia 7 de fevereiro para garantir a vaga
publicado: 26/01/2018 07h00, última modificação: 02/02/2018 17h38

Ansiosos e ao mesmo tempo aliviados, pais e alunos aprovados nos cursos Técnicos Integrados (Ensino Médio) e Subsequente do IFMG - Campus Governador Valadares movimentaram a instituição entre os dias 15 e 25 de janeiro.

Confira fotos no FLICKR do Campus

A seleção 2018/1 foi bastante disputada, com cursos que chegaram a 10,5 candidatos por vaga, como foi o caso do Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST). Gustavo Abreu, de 15 anos, está entre os aprovados. Ele conta que já conhecia o Instituto porque uma prima que mora com a família cursa aqui o 2º ano do TST. “Achei aqui bem grande, bonito, nunca tinha tido essa experiência”, comentou entusiasmado referindo-se à oportunidade de estudar num campus. O jovem revela o que almeja profissionalmente. “Daqui a três anos eu vou fazer vestibular/Enem para passar em Medicina. Esse é o curso que eu quero”.

A decisão pelo IFMG-GV veio dos pais de Gustavo que levaram em conta a qualidade do ensino e o fato de ser uma instituição pública e gratuita. “Eu já sabia do IFMG, mas não conhecia direito como era. Certa vez, um ex-aluno daqui foi doar sangue onde trabalho e conversamos. Ele falou: ‘Põe seu filho para estudar no IFMG!’ Aí fui pesquisar mais e gostei”, conta o pai, Cléber Abreu.  

Quem também comemora o ingresso no IFMG é Beatriz Avelar, de 14 anos, caloura do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA). “Tô feliz porque passei. Era uma expectativa minha estudar o Ensino Médio aqui. Tô animada! Já coloquei na minha cabeça que aqui vou ter de estudar bastante”, pontua a estudante que quer seguir carreira no Direito.

Samuela Avelar, mãe da jovem, deu todo apoio à preparação da filha durante o processo seletivo. Em casa, após as aulas regulares do Ensino Fundamental, na E. E. Paulo Freire, Beatriz completava os estudos para a seleção no IFMG. Imprimiram as provas de anos anteriores e montaram uma apostila. “Os conteúdos que ela tinha dificuldade, a gente corria atrás e procurava alguém que podia dar um apoio. E, graças a Deus, deu certo! O IFMG é uma escola com um ensino muito bom. Pra quem quer ver os filhos caminhando bem, é uma oportunidade única”, opina Samuela.

Da cidade de Aimorés, a 166 km de Governador Valadares, virá cursar o Técnico Integrado em Edificações a jovem Júlia Macedo, de 15 anos. Acompanhada dos pais, declarou estar animada com a instituição e a nova vida na cidade onde possui conhecidos e familiares. “Conheci o campus no dia da prova do vestibular. Gostei muito; tudo chamou minha atenção. O olhinho já brilha, muito bacana! Eu acredito que vai ser muito bom estudar aqui”. Indagada sobre que carreira pretende seguir, respondeu: Engenharia ou Arquitetura, dando sinais do porquê de ter escolhido a formação técnica integrada.

Foco no mercado de trabalho

Por indicação de um tio que trabalha na empresa de mineração Vale, Gabriel Henrique Santos, de 17 anos, fez opção pelo curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho para se qualificar e melhorar suas chances no mercado de trabalho. “É um curso que agrega muito ao currículo, né? E também é uma área que apresenta um campo de trabalho bom, muitas empresas necessitam desse profissional”, avalia.

Segundo a tia que o acompanhou no dia da matrícula, o novo ambiente de estudo chamou a atenção do calouro. “Ele foi chegando e disse: Tia, isso aqui é minha casa! Sinta o cheiro do mato!” (risos) “É uma estrutura muito boa! Aqui parece ser mais tranquilo pra estudar”, ratificou Gabriel.

Em um mercado de trabalho acirrado, que cobra cada vez mais qualificação dos profissionais, a educação continuada torna-se palavra de ordem para quem busca boas oportunidades. Atenta a esse cenário, a engenheira mecânica Anna Elize Iglezias, 24 anos, decidiu voltar ao banco da escola. Ela revela o que busca com o curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho.

“A segurança é imprescindível em todos os locais. Seja na rua, em casa ou dentro do ambiente de trabalho. Eu me interessei pelo curso porque desejo contribuir para a integridade física do outro, pois muitas vezes passa despercebido por funcionários o risco que estão correndo, há necessidade de alguém para orientá-los, ajudar na prevenção de acidentes, elaborar medidas de segurança, e eu gostaria muito de ser essa pessoa, além de ser uma área que gera boas expectativas. Como aluna do IFMG-GV, eu pretendo adquirir conhecimento e atuar na área com eficiência, honestidade e sabedoria, levando o nome do IFMG com excelência para dentro das empresas”.

O desejo pelo conhecimento é algo forte para Anna Elize. Ela também está tentando uma vaga na especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, ofertada gratuitamente pelo IFMG-GV. “Acredito que quanto mais conhecimento eu puder adquirir, mais qualificado será o meu trabalho. Quando escolhi a Engenharia Mecânica, pensei que meu trabalho principal seria com máquinas, mas não. Eu como Engenheira Mecânica vou trabalhar com pessoas diretamente e indiretamente e preciso pensar antes de qualquer coisa na segurança dessas pessoas. Então, quando eu digo que gostaria de fazer os dois cursos simultaneamente, é pensando em ser a melhor naquilo que eu me propor a fazer. Oportunidades não podem ser perdidas, essa ânsia por qualificação deve ser constante para que eu seja uma boa profissional”.

Novas chamadas para matrículas

A orientação é que os candidatos acompanhem as publicações pela página do Processo Seletivo 2018/1.

Cursos Superiores

Os candidatos aprovados nos cursos superiores (SiSU e Processo Seletivo IFMG) deverão efetivar a matrícula entre os dias 31 de janeiro, e 01 e 02 de fevereiro de 2018. Saiba mais!