Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COMUNICADO: Campus reforça importância de medidas de biossegurança contra a Covid-19

Ação tem por objetivo a proteção coletiva, devido ao aumento de casos da doença. Entre as recomendações estão o uso de máscara, higienização das mãos, manter os ambientes ventilados, vacinação completa e comunicação de casos positivos
por Comunicação publicado: 01/12/2022 19h26, última modificação: 08/12/2022 13h57

O IFMG - Campus Governador Valadares solicita o apoio de todos os integrantes da comunidade acadêmica para que as medidas de biossegurança contra a Covid-19 sejam reforçadas. Isso se faz necessário tendo em vista o aumento do número de pessoas com sintomas gripais, assim como de casos confirmados da doença no Brasil.

A orientação está em consonância com dados científicos de órgãos como o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia, além de órgãos internos como a Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (BIOCISS).

As orientações abrangem os seguintes eixos:

Máscaras  recomendar o uso de máscaras nos ambientes fechados da instituição, como salas de aula e laboratórios, dentre outros setores acadêmicos e administrativos. Essa ação se aplica a todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão e eventos realizados pela instituição. Em ambientes abertos, o uso é recomendado em situações de aglomeração. Caso apresente sintomas gripais, o uso é recomendado independentemente do ambiente. Se possível, dar preferência às máscaras do tipo KN95, PFF2 ou N95 ou, alternativamente, às cirúrgicas.

Higiene  Reforçar a lavagem das mãos ou utilizar álcool 70% para higienização.

Ambiente  Sempre que possível, manter a ventilação natural dos espaços, com portas e janelas abertas.

Imunização  Atualizar o status vacinal, conforme orientações e cronogramas da campanha de imunização contra a covid-19, coordenada pelas secretarias municipais de Saúde de Governador Valadares.

Casos confirmados  O IFMG-GV continua com o serviço Sistema de Protocolos ativo para receber a notificação dos alunos que testem positivo para Covid-19. Esse registro é importantíssimo para que o Setor de Ensino e Coordenações de Cursos tomem ciência dos alunos que precisarão se ausentar das atividades letivas e, assim possa definir as estratégias a serem tomadas. Já para os casos de servidores, a notificação deverá ser feita a partir do envio de e-mail para a chefia imediata.

Tais ações se fundamentam no esforço coletivo para que, com segurança e tranquilidade, mais essa etapa seja superada.

Outras informações podem ser obtidas a partir da Cartilha de Biossegurança lançada pelo Campus disponível no link: www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/noticias/campus-lanca-cartilha-de-biosseguranca-para-o-retorno-as-atividades-presenciais.