Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos 2019 se encerra com debate racial

Diálogos 2019 se encerra com debate racial

publicado: 13/11/2019 08h54, última modificação: 13/11/2019 08h54

O oitavo e último encontro do Projeto Diálogos – Edição 2019, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI e com o Projeto Juventude Negra – Da Marginalização à Emancipação, ocorreu no dia 06/11/2019 (quarta-feira), durante a V Semana da Consciência Negra, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares.

Dessa vez, os participantes puderam discutir dois textos: o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e a letra de música “Ain’t got no / Got life”, de Nina Simone, a primeira pianista negra da história dos Estados Unidos e uma lenda da música mundial, cuja importância e contribuições foram abordadas na Semana da Consciência Negra.

Depois de ouvirem a música e conhecerem a história de Nina Simone, e já tendo lido o texto de Monteiro Lobato, tanto alunos quanto professores viram a grande oportunidade de expressarem suas opiniões, não somente se limitando a isso, mas conseguindo, inclusive, fazer uma conexão ao que hoje vem ocorrendo no Brasil, principalmente ao que se refere à diferença baseada na cor da pele. Foi notável o modo como alguns participantes conseguiram até mesmo expressar suas opiniões entrelaçando-as à sua própria realidade no Instituto Federal.

Para enriquecer a discussão, esse último encontro do ano contou com a presença de professores de Filosofia, Sociologia, História etc., os quais conseguiram relatar experiências acerca do assunto, enriquecendo, desse modo, o encontro.

De fato, não havia melhor tema a ser discutido nesse último encontro. Após tanto dialogar, o encontro foi finalizado com um lanche proporcionado pelos professores envolvidos. Que venham outros encontros maravilhosos em 2020!

Autores: Edgar Vinicius Rodrigues Gonçalves, George Dutra e Maria Eduarda Lopes Tregas (todos alunos do 1º TST e colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2019).