Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos com Drummond

Diálogos com Drummond

publicado: 06/09/2019 16h49, última modificação: 06/09/2019 16h50

Na quarta-feira, 28 de agosto, foi realizado o quinto encontro do Projeto Diálogos – Edição 2019, em parceria com a IV Semana da Biblioteca do IFMG – Campus Governador Valadares. Nesse encontro, o debate teve como foco o poema “Falta um disco”, do autor mineiro Carlos Drummond de Andrade. O texto foi sugerido por Juliana de Brito, ex-aluna e membro do projeto.

O evento teve início com um vídeo biográfico do autor, seguido de um áudio da declamação do poema pelo próprio poeta. Muito foi discutido acerca do significado por trás da figura do “disco” que, para muitos dos participantes, representava censura e repressão vivenciadas no período da ditadura militar no Brasil, tendo em vista o contexto no qual o poema foi escrito e publicado.

Ademais, outra interpretação de destaque foi a de que a invisibilidade do disco para o eu lírico representava a exclusão social no contexto desde a Primeira República até o período do regime militar, visto que apenas classes sociais mais privilegiadas possuíam acesso à informação.

Veja outras fotos do evento no Flickr do Campus

Em breve, mais informações sobre o sexto encontro, que acontecerá no dia 25/09 e está imperdível. Venha dialogar conosco!

-------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Caio Fraga Desmots, Maria Beatriz Ferreira Muniz e Mariana Ayram Caetano Neves, alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) e colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2019. Edição jornalística: Fernanda Melo