Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção apresenta estratégias e situação financeira do Campus aos servidores

Direção apresenta estratégias e situação financeira do Campus aos servidores

publicado: 18/04/2019 18h12, última modificação: 18/04/2019 18h13

Em reunião na tarde do dia 17 de abril, dirigentes do IFMG – Campus Governador Valadares apresentaram aos docentes e técnicos-administrativos um balanço da gestão em 2018, bem como as estratégias para as áreas de ensino e administração da instituição.

A abertura foi feita pelo diretor Geral, prof. Willerson Custódio da Silva, que agradeceu o envolvimento dos servidores presentes para o bom andamento e futuro do Campus.

Apresentação Direção de EnsinoNa sequência, o diretor de Ensino, prof. Tonimar Senra, apresentou um estudo referente à carga horária de todos os cursos da instituição em comparação às exigências do Ministério da Educação (MEC). “O objetivo dessa revisão é otimizar nosso recursos humanos, materiais e estruturais para oferecer mais e melhores serviços à comunidade”, pontuou.

Alguns dos arranjos possíveis apontados pelo estudo estão: oferta de novos cursos técnicos e/ou aumento de vagas nos cursos já existentes, oferta à comunidade de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), e até mesmo novos programas de pós-graduação.

Para alertar os servidores sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Instituto, bem como pelas demais instituições federais de educação, foi apresentada a prestação de contas do ano de 2018 e o orçamento de 2019 pelo gestor da Direção de Administração e Planejamento (DAP), prof. Renato Rechieri.

Apresentação Direção de Adm e Planejamento“O nosso orçamento de 2019 comparado ao ano passado sofreu redução e a previsão é que tenhamos restrições dos repasses ao longo do ano. Os contratos para a manutenção e serviços essenciais do Campus, como energia, água, limpeza, estão além do nosso custeio. A situação preocupa! Por isso, cada centavo de economia vai fazer diferença”, justificou Renato.

Diante desse cenário, foi feito um apelo a todos os servidores que colaborem para a redução de despesas por meio do uso consciente dos recursos. O grande vilão dos gastos, segundo a DAP, é o consumo energético. Também é preciso se pensar em economia no que se refere ao serviço de impressões, combustível, diárias e passagens, água potável (SAAE) e telefonia.

Em ambiente plural e democrático, servidores tiveram espaço aberto ao longo da reunião para fazer considerações, questionamentos, críticas e dar sugestões que ajudem a solucionar a situação e garanta a sustentabilidade do Campus.

O fechamento foi feito pelo diretor geral que salientou o papel e responsabilidade de cada membro da comunicada acadêmica. “Nós, servidores, precisamos entender do funcionamento da Administração Pública, porque impacta no trabalho e na vida de cada um. Entendemos a escola como uma extensão da nossa casa; que cuidemos então da instituição da mesma forma. É nesse tocante que pedimos, encarecidamente, o apoio de todos os servidores, e também dos alunos, nesse momento difícil”, concluiu Willerson.