Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes avançam para a 5ª fase da Olimpíada de História
conteúdo

Notícias

Estudantes avançam para a 5ª fase da Olimpíada de História

publicado: 06/06/2019 09h11, última modificação: 06/06/2019 09h27

Duas equipes formadas por alunos do 3º ano do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST) do IFMG – Campus Governador Valadares realizaram um feito inédito para a instituição: chegar à quinta fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A orientação dos discentes é feita pela professora de História do Campus Joelma Aparecida do Nascimento. 

Disputa acirrada 

Os estudantes representam Minas Gerais juntamente com outras 109 equipes mineiras. Nesta antepenúltima etapa da competição participam 2.308 equipes de todo o Brasil. A Olimpíada começou no dia 6 de maio com a participação de 18.500 equipes de todos os estados brasileiros. Desta quinta e antepenúltima fase participam 2.308 equipes. 

Próximas etapas 

A ONHB conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas, São Paulo. Em todas as fases online, os alunos têm acesso à prova sempre às segundas-feiras e prazo de entrega no sábado, às 23h59. 

Sobre a Olimpíada 

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONBH) é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp, possui um formato totalmente original e voltado para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares. 

A participação ocorre em equipe – formada por um professor de História e mais três alunos. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas. 

O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.