Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes conquistam medalha e bolsa CNPq na OBMEP 2017

Estudantes conquistam medalha e bolsa CNPq na OBMEP 2017

publicado: 10/12/2017 13h30, última modificação: 10/12/2017 14h27

Em mais uma competição de Matemática estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFMG - Campus Governador Valadares sagraram-se medalhistas. Dessa vez o bom resultado foi na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) 2017.

A prata foi conquistada por Cayro Teixeira de Siqueira Neto, do 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente (TMA), e o bronze por Victor Henrique Pessotti, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST).

“Essa é realmente uma conquista importante dentro de uma competição nacional que contou na primeira fase com 18,2 milhões de inscritos, sendo que apenas 903 mil estudantes de escolas públicas e 38 mil de particulares seguiram para a segunda etapa”, ressalta professor Marcos Miller, que acompanhou os estudantes na competição.

Os 6.500 medalhistas que chegaram à final da OBMEP receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Jr., do CNPq. A cerimônia de premiação está prevista para o início de 2018.

Trajetórias ressignificadas

Ao longo de sua formação no IFMG-GV, Cayro foi medalhista em olimpíadas de diversas áreas como astronomia, química e física. A reflexão gerada ao longo das competições o ajudou a se decidir sobre que carreira seguir. “Chumbo, níquel, ferro, ouro, prata, bronze. Mesmo na química, ao estudar os metais, é difícil desprender o conhecimento da famigerada competição humana. Por muito tempo essa ideia de disputa entre alunos me assustou, principalmente pela maneira de aprender de alguns ser diferente de outros. Mas com as olimpíadas comecei a visualizar que estudantes de todo o País se empenham mais nas áreas de conhecimento de seu gosto, e que isso levava os alunos a descobrirem e aprimorarem habilidades interiores. Hoje, me vejo entre esses alunos, principalmente por ter optado pela graduação em Física, uma área que descobri que gostava tanto através de olimpíadas”.

Transformações importantes também ocorreram para Victor. “A minha experiência com a OBMEP foi um divisor de águas em minha vida. Embora eu já gostasse da área, participar dos programas de iniciação científica ofertado aos medalhistas me proporcionou um aprimoramento e se transformou em um ciclo anual. Recomendo a todos se esforçarem para alcançar um bom resultado nas próximas provas, pois, por mais cansativo que seja, posso afirmar que a Olimpíada realmente mudou bastante meu caminho acadêmico”.

No caminho certo

A professora de Matemática Deise Borel, que acompanha os estudantes desde o 1º ano, vibra com a evolução que apresentaram ao longo do curso. “É uma alegria imensa receber a notícia que nossos alunos são medalhistas na OBMEP. Há sempre pontos em que podemos melhorar, mas esse resultado vem nos mostrar que estamos no caminho certo. E ajuda a estimular novos alunos a participarem das próximas edições. O ensino da Matemática precisa despertar nos estudantes o prazer em aprender e é isso que temos buscado”.

Sobre a Olimpíada

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos - incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas - e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).