Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para projeto de xadrez

Inscrições abertas para projeto de xadrez

por Comunicação publicado: 21/07/2021 19h32, última modificação: 21/07/2021 19h40

O projeto de extensão "Xadrez: esporte e desenvolvimento mental" está com inscrições abertas. Podem participar estudantes do IFMG - Campus Governador Valadares e também da rede pública de Governador Valadares. A atividade é totalmente gratuita.

O coordenador do projeto, prof. Danilo Gomes Moreira, explica que os objetivos principais da iniciativa englobam a difusão da prática do xadrez entre a comunidade local, bem como as regras, história e cultura do esporte. Além de promover, através da prática do xadrez, os princípios de cidadania, inclusão, participação social e promoção da saúde.

As atividades do projeto acontecerão inicialmente na modalidade on-line. Os encontros serão realizados às quartas-feiras, de 14h às 17h. O primeiro ocorrerá no dia 28/07/2021.

“O intuito desses encontros é realizar oficinas onde serão abordados os principais temas do xadrez, desde as regras básicas até as estratégias de saída de jogo, meio jogo e xeque. Dessa forma, o projeto é adequado tanto para pessoas que ainda não sabem jogar como também para aquelas que desejam se aperfeiçoar”, esclarece o coordenador.

Prof. Danilo ressalta que “o xadrez é um esporte mundialmente conhecido, com comprovado potencial de estimular a memória, raciocínio lógico e estratégia dos seus praticantes. Portanto, esse projeto é uma excelente oportunidade para aprender uma atividade complementar que tem a capacidade de agregar a sua formação enquanto estudante”.

Inscrições

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário eletrônico. Os inscritos serão incluídos no grupo de WhatsApp do projeto. Já o link de acesso às reuniões será enviado por e-mail.

Após a finalização do ano letivo, os participantes receberão um certificado.