Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Semana da Consciência Negra debate racismo, gênero e empoderamento
conteúdo

Notícias

IV Semana da Consciência Negra debate racismo, gênero e empoderamento

O evento acontece entre os dias 06 e 08 de novembro e contará com 11 atividades, entre oficinas, palestras e lançamento de livro. A atividade é gratuita e aberta à participação da comunidade acadêmica e externa mediante inscrição prévia pela internet.
publicado: 30/10/2018 10h26, última modificação: 05/11/2018 11h47

Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG - Campus Governador Valadares realizará entre os dias 06 e 08 de novembro a IV Semana da Consciência Negra. 

A edição deste ano tem como tema "Negras no Brasil: racismo, gênero e empoderamento". Propõe discutir o racismo e os desafios enfrentados pela mulher negra no Brasil, bem como a mobilização social, política e cultural nas últimas décadas. 

A campanha de divulgação enaltece a luta e trajetória de vida de personalidades brasileiras do campo da arte, política e direitos humanos. São elas: a escritora, compositora e poetisa Carolina Maria de Jesus, a filósofa e acadêmica Djamila Ribeiro, a socióloga e vereadora carioca assassinada Marielle Franco, e a atriz Zezé Motta.

Programação

A semana contará com diversas atividades, tais como: palestras, rodas de conversa, cine debate, oficinas de capoeira, boneca e maquiagem, além de apresentações culturais e lançamento de livro. Inscrições pelo link: goo.gl/iTXYih.

Clique aqui e confira a programação completa! 

Todas as atividades ocorrerão no campus, localizado à Av. Minas Gerais, nº 5.189 – Bairro Ouro Verde. Com exceção do lançamento de livro que será no Centro Cultural Nelson Mandela, situado à Rua Afonso Pena, nº 3.269 - Centro.