Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NEABI promove cinedebate sobre território, meio ambiente e cultura indígena

NEABI promove cinedebate sobre território, meio ambiente e cultura indígena

publicado: 05/04/2019 12h11, última modificação: 05/04/2019 12h11

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG - Campus Governador Valadares promoveu, no dia 26 de março, o CineDebate “Território e Meio Ambiente X Cultura Indígena”. O evento, realizado no auditório do campus, contou com a participação de dezenas de estudantes dos cursos técnicos integrados, servidores e participantes externos, que discutiram o impacto do rompimento da barragem de Mariana sobre o território, meio ambiente e cultura indígena dos Krenak.

Foram exibidos dois episódios da série "Krenak: Vivos na natureza morta" (2015), produzida pela TV Futura, que analisa o impacto do rompimento da barragem de Mariana nas aldeias Krenak, em Resplendor/MG. Shirley Krenak, professora e liderança indígena, Reinaldo Duque, professor da UFJF Campus GV, Daniela Cunha, professora do IFMG-GV, e Pablo Matos, representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) participaram como convidados/palestrantes.

Veja outras fotos no evento no Flickr do Campus

Opiniões

Segundo Ben-Hur Batista, aluno do 1º ano do curso técnico integrado em Edificações, “o evento foi muito importante, pois nós somos jovens e ajuda a formar o caráter para sermos boas pessoas no futuro e lutar pela causa indígena. Não é porque você não é aldeado que não pode lutar pela causa indígena. Também achei importante, pois foram expostos os crimes ambientais e todo o impacto que causou aos Krenak, e mostrou também o que aconteceu com os povos indígenas durante o período da ditadura militar”.

“A atividade nos proporcionou ampliar informações e questionamentos acerca dos problemas de caráter histórico e socioculturais que persistem em nossa sociedade. Foi ótimo”, avalia profª Joelma Nascimento.

O evento foi organizado pelas professoras Juliana Franco e Etna Castro, e os estudantes Maicon Arcanjo e Pablo Matos. Segundo Juliana, “o CineDebate sensibilizou o público a respeito da história de luta e resistência do povo Krenak”.