Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores, alunos e egressos se destacam no Startup Weekend GV
conteúdo

Notícias

Professores, alunos e egressos se destacam no Startup Weekend GV

publicado: 15/10/2019 13h12, última modificação: 15/10/2019 13h31

O IFMG - Campus Governador Valadares contou com 15 participantes, entre estudantes, ex-alunos, comissão organizadora e mentoria, no Startup Weekend Governador Valadares Valadares (SWGV), realizado entre os dias 27 a 29 em setembro. Entre as três equipes vencedoras, duas contavam com alunos e egressos do IFMG (equipes Traccart e Medmais). A equipe Caixa Verde também teve representante do Instituto e conquistou menção honrosa. 

Em 2019, o evento teve o Varejo como temática vertical. O objetivo foi gerar soluções inovadoras com empreendedores, universitários, desenvolvedores, designers e profissionais de todas as áreas, trabalhando junto para o desenvolvimento de ideias promissoras. Foram 54 horas de muito aprendizado, networking, imersão e adrenalina.  

 Veja outras fotos do SWGV 2019

Confira a seguir depoimentos dos participantes! 

Igor Torrente, equipe Traccart (1ª colocada)

"O Startup Weekend é um evento que lhe tira completamente da zona de conforto: o participante tem a oportunidade de lidar com as principais skills exigidas pelo mercado, desde o gerenciamento de projetos à resolução de problemas complexos. A gestão do tempo, liderança e comunicação não-violenta são colocadas à prova durante toda a competição, e nem sempre temos a oportunidade de desenvolvê-las tão intensamente dentro da sala de aula. Formar um time com valores similares e habilidades complementares é o primeiro passo para o sucesso da jornada. Mas, acredito que todos os participantes levarão dois aprendizados: o networking proporcionado com mentores, jurados e colegas e que uma ideia sempre será uma ideia, até que você tenha coragem e resiliência para executá-la". 

Lucas Patrick, equipe Medmais (segunda colocada)

"O evento é muito bem estruturado e dinâmico, exige do participante o maior esforço possível, além disso, conhecemos e trabalhamos com pessoas incríveis, uma grande chance de fazer networking. Vivenciamos uma experiência incrível onde desenvolvemos nosso trabalho em equipe, criamos uma mentalidade empreendedora e aprendemos a trabalhar de uma forma mais ágil para atingir nossos objetivos. Uma oportunidade para aplicar na vida real os conceitos aprendidos na formação acadêmica. Nossa equipe teve que passar por cima de várias adversidades, e o fator principal para o nosso sucesso foi a persistência, apesar de nossa ideia ter ficado em último lugar durante boa parte do evento com problemas de execução, resistimos e conseguimos levá-la a segunda colocação. Essa vitória representa muito para nossa equipe, notamos que cada pessoa tem um potencial muito grande e que precisamos apenas de oportunidades e muito esforço para alcançar nossos objetivos". 

Fernanda Ferreira, equipe Caixa Verde (menção honrosa)

"Pra mim o SW foram momentos de aprendizados diversos, que de certa forma fica difícil até descrever, são picos diferentes de emoções e situações. O SW agrega de forma significativa na formação acadêmica, situações que particularmente na faculdade eu não soube lidar e ali, com aquele time de mentores, consegui controlar e focar por onde deveria seguir e chegar.
A menção honrosa foi uma surpresa pra gente, mas acho que nossa paciência, parceria e resiliência foi fundamental pra essa conquista. Quando pivotou e parecia que nada mais teria jeito, nos unimos e conseguimos chegar onde chegamos! Resumidamente, tudo que acontece no SW vale a pena, nada que acontece passa despercebido, tudo é um aprendizado. Minha dica é: participem do SW, porque p@#da!!!" 

Tatiana Gonçalves, comissão organizadora do SWGV

"O startup weekend é muito mais do que criar uma startup em 54 horas.
Envolve emoção , resiliência, empatia, autoconhecimento  e acima de tudo superação. Estar envolvida no processo   dá muito trabalho... Mas é  muito recompensador. Cuidar das pessoas  o muito gratificante. Os olhares de desespero  misturados com gratidão nos  faz ver que estamos no caminho certo. Esse tipo de evento é super importante  pra cidade porque o que o pessoal aprende lá, pode aplicar depois, nas escolas, nas empresas que trabalham, na vida, ou até abrir de fato o próprio negócio". 

Tatielle Menolli Longhini, vice-coordenadora do curso de Engenharia de Produção do IFMG-GV e mentora no SWGV: 

"A formação profissional requer que os alunos busquem experiências práticas e realizem networking com profissionais de diferentes áreas. Isso possibilita o surgimento de ideias a partir de recursos multidisciplinares. Características essas primordiais àqueles que desejam ingressar no mercado profissional. Participar como mentora é um presente: a troca de aprendizado é inestimável". 

Thalita Rabelo, coordenadora do curso de Engenharia de Produção do IFMG-GV

"Surpreendente! Acredito que essa seja a melhor definição do que foi esse final de semana de Startup Weekend. Foram 54 horas de imersão num universo de desafios, superações, trabalho em equipe e muito, mas muuuuuito aprendizado. E o interessante é que passaria outras 54 horas sem pestanejar, porque foram momentos simplesmente incríveis. Os mentores eram, ao mesmo tempo que experientes e possuidores de grande conhecimento, acessíveis e empáticos. Não houve um só olhar de cima para baixo, não houve uma equipe que não quisesse o bem da outra, e sobrou ajuda mútua, empatia, animação, comida boa (e quanta comida boa, viu?!), aprendizado. Sinto como se tivesse feito um curso inteiro em apenas um final de semana. Parabéns a toda equipe organizadora, a todos os mentores, a facilitadora. Vocês brilharam!!! Aprendi com vocês que empreender não é utópico como por vezes parece (mas que requer muito foco e trabalho duro), e ainda mais importante, aprendi que sempre é possível se superar! Obrigada pelos grandes ensinamentos que são para toda vida! Para os que nunca foram, não percam o próximo SW, porque realmente vale a pena cada minuto.. e só mais uma coisa: "Eu criei uma startup em 54 horas! E você, o que fez no fds?". 

Mais informações sobre a finalização do evento em www.f6s.com/swgovernadorvaladaresretailsep2719