Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFMG promovem curso de verão de práticas sustentáveis

Professores do IFMG promovem curso de verão de práticas sustentáveis

A Jornada de Práticas Sustentáveis faz parte da programação de minicursos de verão, junto ao Assentamento Rural Oziel Alves Pereira, e foi composta por palestras e oficinas. Saiba mais.
publicado: 27/01/2017 08h38, última modificação: 27/01/2017 09h02

O IFMG, campus Governador Valadares, através dos seus professores Jane Bruna de Almeida (Meio Ambiente) e Tonimar Domiciano Arrighi Senra (Química) realizou nos dias 18 a 20 de janeiro de 2017 uma Jornada de Práticas Sustentáveis junto ao Assentamento Rural Oziel Alves Pereira, situado na cidade de Governador Valadares. Essa jornada faz parte da programação de minicursos de verão que estão sendo ofertados pela instituição durante esse mês de janeiro.

A Jornada de Práticas Sustentáveis foi composta por palestras e oficinas que abordaram os temas de reaproveitamento de resíduos domésticos e de manejo agroecológico do solo. Sendo que os participantes puderam discutir e aprender como podem trabalhar a terra e fazer o manejo de pragas e doenças de certas culturas utilizando métodos menos nocivos ao meio ambiente, além de verem na prática como aproveitar certos resíduos doméstico para produzir composteiras e sabão caseiro.

O evento contou também com a participação do funcionário da EMATER-GV, Gilmar Gonçalves de Oliveira, que ministrou a excelente palestra sobre “Manejo agroecológico do solo: Compostagem, biofertilizantes, adubação verde”.

Um dos participantes desse evento a estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMG, campus Governador Valadares, Norma Suely Lopes da S. Coelho que teceu o seguinte comentário a respeito das atividades desenvolvidas durante a Jornada de Práticas Sustentáveis.

“Parabenizo o IFMG–GV, através dos seus professores, Profª Jane Bruna de Almeida e Prof. Tonimar D. A. Senra, pela excelente iniciativa e sensibilidade de desenvolver a prática ou função social da educação, na Jornada de Práticas Sustentáveis, nas dependências do Assentamento Oziel Alves Pereira, apresentando a esta comunidade informações importantes para as suas atividades produtivas isto é, para as suas práticas diárias na lavoura bem como, socializando e oportunizando conhecimentos em cumprimento da função institucional, no serviço de extensão e difusão de tecnologia, que envolveu assentados, alunos da instituição e de outras instituições e outro segmento. Neste, foi estabelecido integração e parceria. Vale ressaltar a receptividade e interesse por parte dos participantes em absorver os ensinamentos ministrados e paralelamente partilhar às suas vivências. Tem-se como uma experiência valiosa, pois o saber acadêmico se desvenda para aqueles que trabalham a terra, na nobre tarefa de produzir alimentos.”

Os professores Jane Bruna de Almeida e Tonimar D. A. Senra, em nome do IFMG, campus Governador Valadares, agradecem a todos que estiveram presentes no evento; a D. Terezinha que possibilitou e intermediou a realização desse evento junto ao Assentamento Oziel Alves Pereira; e também ao Gilmar Gonçalves Oliveira da EMATER-GV pela ajuda na realização desse evento.

Fotos da Jornada de Práticas Sustentáveis - 2017