Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Biblioteca Trem Pra Ler” incentiva a leitura em praça pública
conteúdo

Notícias

Projeto “Biblioteca Trem Pra Ler” incentiva a leitura em praça pública

Com viés educativo, a ação cultural acontece desde março deste ano por meio do projeto de extensão “Biblioteca Trem Pra Ler”, realizado pelo IFMG – Campus Governador Valadares
publicado: 08/09/2017 17h20, última modificação: 08/09/2017 17h27

A praça Arnaldo Nick, no bairro Esperança, ganha mantas, almofadas, carretéis, luminárias e candelabros nas noites de sábado. Toda essa decoração especial é para receber o público do projeto Biblioteca Trem Pra Ler, realizado quinzenalmente, sempre às 19h30, desde março deste ano.

Para promover o entrosamento entre os participantes, acontece o piquenique de leitura, que inclui no cardápio saborosas pipocas caseiras, salgadinhos, refrescos e outros alimentos trazidos pelos participantes. Na sequência, começam a Roda de Leitura e a Contação de Histórias. Os livros utilizados pertencem ao acervo da biblioteca do projeto e foram obtidos por meio de doações. Para os que querem esticar a leitura em casa, empréstimos são concedidos mediante cadastro prévio.

Nosso intuito é incentivar junto à comunidade do bairro Esperança e adjacências o prazer e o gosto pela leitura. Prioritariamente, focamos no público infantil e da terceira idade, mas pessoas de todas as idades são muito bem-vindas”, explica a estudante de Engenharia de Produção do IFMG-GV Brenda Borborema, idealizadora e bolsista no projeto. Ela complementa que “outra meta é proporcionar à comunidade momentos de lazer e interação social ao transformar o espaço público em um ambiente cultural”.

Parcerias
Os encontros contam com o apoio do bar Dom Caixote Cozinha e Cultura, que se responsabiliza pela guarda do acervo da biblioteca e disponibiliza grande parte da infraestrutura. E também da empresa alimentícia Salgadinhos Click, que oferece snacks aos participantes durante o piquenique.

Voluntário
Para colaborar com o projeto basta enviar proposta a uma das organizadoras: Profª Thalita Rabelo (thalita.rabelo@ifmg.edu.br), bolsista Brenda Pinto Borborema (brenda.borborema@gmail.com), voluntária Miriam Soares (miriamlott@hotmail.com).

Acompanhe as ações do projeto pelo endereço www.facebook.com/bibliotecaTPL.