Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sala cheia para aprender a lidar melhor com as finanças pessoais

Sala cheia para aprender a lidar melhor com as finanças pessoais

Planejamento, organização do orçamento doméstico e novas formas de investimentos estiveram entre os conteúdos do curso Educação Financeira, ofertado gratuitamente à comunidade
publicado: 22/01/2018 09h00, última modificação: 25/01/2018 07h25

Dá para equilibrar os gastos e ganhos? E controlar o impulso na hora das compras? Se sobrar um dinheirinho no final do mês, em que investir? Esses foram alguns dos tópicos trabalhados no curso Educação Financeira - Uma discussão sobre a economia do consumidor, ofertado gratuitamente pelo IFMG - Campus Governador Valadares à comunidade entre os dias 15 e 19 de janeiro. As aulas aconteceram no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/GV).

Ministrada pela professora Francismara Guerra, da área de matemática, a capacitação teve como objetivo oferecer aos participantes reflexões e técnicas para se educarem financeiramente.

Confira fotos do curso no FLICKR do Campus

Caline Gonçalves, estudante do 7º período de Engenharia de Produção do IFMG-GV, garante que valeu a pena participar. “Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes oferecida no curso. Abordamos temas como empréstimos, cartão de crédito, cheque especial, financiamento, marketing. Por incentivo da professora conseguimos avaliar o que cada situação dessa provoca na vida de uma pessoa”.

Driblar o consumismo foi um dos temas que chamou a atenção de Caline. “Um exemplo bem forte disso é que somos bombardeados pelo marketing o tempo todo e como, indiretamente, somos influenciados. Dessa forma, acabamos consumindo produtos supérfluos e entramos em dívidas desnecessárias. Através do curso aprendi a como não sofre essas influências ou até mesmo fugir das armadilhas de consumo do mundo moderno”.

Em busca de aprendizado, o técnico em enfermagem João Ferreira de Jesus soube do curso pelo filho que é aluno de engenharia de produção do IFMG-GV. “Foi uma forma nova de colocar minhas finanças em prática, saber distinguir necessidade, qualidade, durabilidade, quantidade e poder de compra sempre observando a melhor forma de pagamento. Por exemplo, se for à vista, devo pesquisar e pedir o maior desconto possível. Se for a prazo, observar a porcentagem de juros e a quantidade de parcelas visando o preço final do produto”.