Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sala de Aula Invertida foi tema da primeira Roda de Conversa

Sala de Aula Invertida foi tema da primeira Roda de Conversa

publicado: 07/11/2017 11h59, última modificação: 24/05/2018 09h59

Docentes e técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares participaram do Roda de Conversa que teve como tema Sala de Aula Invertida. O encontro aconteceu no dia 24 de outubro, no auditório do Campus, e contou com a participação de 23 servidores.

A dinâmica inicial convidou os participantes a manifestarem seu conhecimento sobre a metodologia da Sala de Aula Invertida. Entre as respostas registradas estavam: Já ouvi falar, porém como metodologia ativa na sala de aula não sei se seria a mesma coisa. Promove maior participação do aluno nas aulas, ele também é o autor da aula. / Eu gostaria de saber mais sobre a metodologia e tenho buscado informações. / Acredito que é um caminho e que precisamos urgentemente buscar alternativas para sair do método tradicional que tem se tornado cada dia menos interessante para os alunos de hoje.

À medida que o debate avançava, alguns questionamentos levantados foram: Com essa metodologia o professor tem menos trabalho? / Existe material específico para cada área? / Como podemos aplicar esta metodologia de ensino? Ela é válida para qualquer conteúdo (disciplina)? E podemos utilizá-la durante todo o semestre letivo? Ou seja, montar apenas aulas dadas nesta metodologia ou seria interessante intercalar as metodologias de ensino? / Gostaria de saber como é aplicada esta prática dentro do plano de ensino.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a criação de uma sala virtual para a continuidade do debate sobre o tema do encontro e troca de experiências.

O projeto Roda de Conversa é realizado pela Direção de Ensino, Coordenação Pedagógica (COPED) e Setor de Atendimento ao Estudante (SAE). A coordenação é feita pela pedagoga Clara Agostini.

Programe-se!
O próximo encontro acontecerá no dia 29/11 para troca de impressões e novos encaminhamentos.