Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretaria promove reunião de boas-vindas para novos ingressantes

Secretaria promove reunião de boas-vindas para novos ingressantes

publicado: 12/07/2019 12h57, última modificação: 22/07/2019 07h41

Ingressantes aprovados no edital de transferências e obtenção de novo título participaram, na noite da última quinta-feira, 11 de julho, de uma reunião especial promovida pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O objetivo foi dar as boas-vindas e orientações acerca de normativas, legislações e trâmites acadêmicos institucionais aos 49 estudantes matriculados, sendo 32 pelas modalidades transferência externa e obtenção de novo título, e 13 por transferência interna.

A condução do encontro foi feita pelo coordenador do ensino superior, Yury Aranha, que iniciou com um breve resgate histórico da criação do IFMG e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na sequência, apresentou os principais pontos do Regulamento de Ensino dos Cursos Superiores e os Projetos Político-Pedagógicos (PPC’s) dos cursos ofertados pelo Campus.

Os ingressantes aprenderam ainda alguns procedimentos importantes como o uso do Sistema de Protocolos e do Conecta, a matrícula em disciplinas e o aproveitamento de estudos. Na oportunidade, também tirarem dúvidas e resolveram pendências.

Veja outras fotos no Flickr do Campus

Vantagens de oportunizar novas formas de ingresso

Jannyne Isis Dias Souza Jannyne Isis Dias Souza conheceu a qualidade do ensino ofertado pelo IFMG quando foi aluna da licenciatura em Matemática do Campus São João Evangelista. Ela conta os motivos que a fez optar pela obtenção de um novo título em Engenharia Ambiental e Sanitária no Campus Governador Valadares. “Minha escolha, primeiro, foi pelo nível da instituição, e pela credibilidade que isso dá ao meu currículo. Além de ser um curso que está em ascensão no mercado de trabalho. Em meio a uma crise de emprego em que estamos, acho que temos que aumentar o leque de possibilidades e investir naqueles cursos que estão em alta e sendo valorizados no momento atual do País”.

Brenda Coelho da SilvaQuem não pensou duas vezes para migrar para a graduação que sonhava desde a infância foi Brenda Coelho da Silva, até então matriculada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e agora transferida para o bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Ela opina sobre a importância de a instituição oferecer aos estudantes a oportunidade de mudar para o curso que tem mais interesse. “Essa possibilidade me trouxe uma luz, porque quando eu comecei a perceber que não estava exatamente no curso que eu queria, eu me senti muito frustrada. Poder trocar é muito bom. Melhor do que, por exemplo, às vezes a pessoa tem que ficar mais um ano num curso que ela não se vê atuando para tentar o Sisu de novo e aí conseguir o que ela quer. Com a transferência interna não, você já vai pro curso que ela quer. Agora estou muito feliz”, garante a ingressante .