Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores são orientados sobre como prevenir a hipertensão arterial

Servidores são orientados sobre como prevenir a hipertensão arterial

publicado: 15/09/2017 09h42, última modificação: 15/09/2017 09h51

Estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que 25% da população adulta do país seja hipertensa. Esse número dobra em relação à faixa etária dos brasileiros com idade entre 60 e 69 anos, chegando a 75% dos indivíduos com 70 anos ou mais. Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica e na maioria das vezes silenciosa. Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial dentro dos vasos sanguíneos.

Para alertar os servidores do IFMG - Campus Governador Valadares sobre a importância da prevenção e os perigos dessa patologia foram realizadas palestras nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório do Campus.

A condução ficou a cargo da técnica de enfermagem do Campus, Mirian Pascoal. “Apesar de comum, se não tratada, a hipertensão arterial favorece o aparecimento de doenças que podem ser fatais, como o AVC, infarto e lesões renais”, ressalta.

As causas da hipertensão estão relacionadas ao estilo de vida e a alguns fatores de risco como obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, grande consumo elevado de sal e uma alimentação não saudável.

Opinião
O servidor Valter Luis de Sousa, 67 anos, descobriu que tinha a doença em meados de 2002. Segundo ele, não apresentava nenhum dos sintomas mais comuns como dores de cabeça (nuca), náuseas, tontura, nem sangramento nasal. Mas uma ida ao médico acendeu o alerta. “Minha pressão estava 16 por 10; o médico ficou doidinho. De lá para cá cuido mais da minha saúde, em especial da alimentação, e tomo a medicação. A palestra foi muito boa; as pessoas têm mesmo de prestar atenção nessa doença”, recomenda.

A assistente de administração Natali Barboza Caralo classificou a atividade como “ótima”. “Foi muito esclarecedora. Fez com que refletíssemos sobre os nossos atuais hábitos e mostrou a importância da prevenção. Agradeço ao IFMG-GV e à servidora Mirian pela oportunidade de adquirir mais conhecimento. Aguardo o convite para os próximos eventos”.

Acompanhamento
Os servidores que quiserem fazer o monitoramento da pressão arterial semanalmente podem procurar a servidora Mirian Pascoal no Setor de Atendimento ao Estudante (SAE), de segunda a sexta, de 7h às 13h.