Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Shakespeare no palco do Campus

Shakespeare no palco do Campus

Estudantes dos cursos técnicos construíram adaptações e encenaram no final do semestre letivo quatro obras do poeta, dramaturgo e escritor inglês William Shakespeare
publicado: 31/12/2017 13h08, última modificação: 31/12/2017 13h08

Da sala de aula para o palco. Do papel de estudantes para o de ator/atriz. Assim foi a aventura dos estudantes do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA) e Segurança do Trabalho (TST) do IFMG - Campus Governador Valadares no encerramento da disciplina de Língua Inglesa.

Para uma plateia formada por alunos, professores, técnicos administrativos e convidados externos, os alunos fizeram uma viagem literária até a Europa ao encenar obras de um dos seus filhos mais ilustres: William Shakespeare. Com total liberdade para adaptações com a realidade contemporânea, as peças trabalhadas foram: Sonho de uma noite de verão, A megera domada, Macbeth, Hamlet. As apresentações aconteceram, respectivamente, nos dias 28 e 29 de novembro, e 04 e 05 de dezembro, no auditório do Campus.

A atividade foi realizada por meio do projeto Teatro & Literatura, desenvolvido pelo professor Gilson Costa desde 2012. Os jovens atores construíram, a partir do enredo das obras, o roteiro, passando pelo figurino e cenário. “A cada ano me surpreendo mais e mais com a melhora que esse projeto de Extensão tem apresentado. E sua grandeza é que conseguimos ampliar o estudo da língua inglesa ao atrelarmos às aulas outras formas de comunicação, como é o caso do teatro. Com o projeto os alunos aprimoraram também a boa convivência, a desenvoltura na oratória e venceram a inibição”. O docente destaca ainda que a grande maioria do alunado que chega ao IFMG-GV para o Ensino Médio não apresenta uma bagagem cultural muito boa. Daí a importância de projetos como esse.

“Para mim, o projeto foi uma oportunidade única. Através dele  tive a chance de conhecer como funciona uma peça de teatro, desde o roteiro até a realização da peça ao público. Apesar de certas dificuldades no ensaio por causa de horários, foi muito divertida toda a preparação. Além de ser mais um meio de interagir com os amigos, também ajudou a descobrir novos talentos antes não conhecidos. Assim, considerando todos esses fatores, penso que esse projeto é essencial para a formação dos estudantes e algo indispensável para a vida acadêmica de todos. Espero que este projeto continue a ser realizado”, opina Lucas Gabriel Santana, aluno do 1º TST.

Formação diferenciada

Prof. Gilson demonstra orgulho do nível da proposta educacional ofertada pelo IFMG-GV. “Na grande maioria das escolas públicas os alunos veem a disciplina de língua inglesa reduzida apenas ao ensino da gramática, basicamente do verbo to be. E quando ingressam no Instituto percebem que na parte de estrutura a gente ‘pega pesado’. Já no 1º ano, por exemplo, eles tem domínio de 12 tempos verbais. Na rede pública estadual de ensino, por exemplo, iam conhecer apenas uns três ou quatro. Aqui a gente divide a língua inglesa em estrutura, prática oral e escrita e literatura”.

Ainda no 1º ano, os alunos são apresentamos a autores como Oscar Wilde, [Geoffrey] Chaucer, Charles Dickens, Sir Arthur Conan Doyle - que escreveu o Sherlock Holmes -, Edgard Allan Poe, entre outros. “São escritores que marcaram época. Muitos pensam que os clássicos não são importantes. Questionam: para que vou ler um livro escrito há 200 anos? Então a gente mostra que tais obras são clássicas porque são atemporais. Você consegue pegar um texto de 200 anos do Machado de Assis e contextualizar nos dias de hoje. Então a gente lê os clássicos, debate na aula de Literatura e contextualiza como era aquela sociedade, qual era o pensamento que predominava, o perfil do Brasil e do brasileiro fazendo sempre uma comparação com a atualidade. E nessas leituras percebemos problemas atuais que são enraizados como o jeitinho brasileiro, o preconceito racial, entre outros”.

Maratona interdisciplinar

O nível de aprendizado apresentado pelos alunos é fruto de um intenso trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos demais professores, como reconhece Gilson. “Nós fazemos questão de apoiar os projetos dos colegas porque estamos comprometidos com a causa. Aqui no Campus temos vários projetos como o Roda Literária e o Diálogos, conduzidos pelos professores Wanderson Santos e Etna Castro. E como todos os professores incentivam, cobram, trabalham intensamente a leitura em suas disciplinas e projetos, os alunos concluem o Ensino Médio aqui no IFMG-GV com uma bagagem cultural muito grande”.

Para 2018, a intenção de Gilson é levar esse conhecimento para fora dos muros do IFMG-GV. “Pretendo, junto com os meus colegas professores da área, organizar uma turnê dessas apresentações teatrais nas escolas públicas municipais e estaduais da cidade. O ganho seria incentivá-los a, pelo menos, darem início a esse trabalho intenso de literatura em suas escolas. Outra ação para o ano que vem seria um encontro aqui no IFMG-GV com os professores de linguagem da rede pública para troca de ideias e experiências”, conclui.

Alunos mergulham no universo da leitura por meio da Roda Literária

Projeto Diálogos – Um encerramento agradável