Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SNCT/Feira - Ciência e tecnologia a serviço da sociedade
conteúdo

Notícias

SNCT/Feira - Ciência e tecnologia a serviço da sociedade

publicado: 13/11/2018 07h30, última modificação: 13/11/2018 15h28

Como a ciência pode contribuir para a redução das desigualdades? Esse foi o desafio lançado à comunidade acadêmica na VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFMG - Campus Governador Valadares. O evento, realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, contou com a participação de estudantes dos cursos técnicos e superiores, professores e técnicos-administrativos do campus, além de convidados de instituições regionais e nacionais de diversas áreas. 

Confira fotos no Flickr do campus 

A estreia da SNCT foi com a exibição do longa-metragem “O Menino e o Mundo”, parceria entre os projetos Cine IFMG e Diálogos. A solenidade de abertura da Semana ocorreu na noite do dia 25 com a presença do Diretor Geral da instituição, prof. Willerson Custódio da Silva, do Diretor de Ensino, prof. Tonimar Senra, da Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, prof.ª Cristiana Guimarães, do Coordenador de Extensão, Virgílio Chagas, e do presidente da Comissão Organizadora da SNCT, prof. Valcimar Silva de Andrade. 

Palestra desigualdade históricaA programação dos dias 25 e 26 de outubro foi composta por palestras. A primeira rodada buscou apresentar um raio-x da questão da desigualdade no país, sobretudo socioeconômica, pelo viés tributário, econômico e da assistência social. No segundo dia foram apresentadas experiências e perspectivas nas áreas de educação, acesso à água e empreendedorismo na área de acessibilidade. 

"Nosso país e o mundo possuem muitas desigualdades, desde situações mais básicas como acesso à comida e água, até questões de tecnologia e acesso à informação. Boa parte dessa desigualdade parece não nos afetar diretamente, mas com certeza afeta, e muito, gerando problemas econômicos, sociais e psicológicos graves. Analisando do ponto de vista científico é possível ver que temos conhecimento e riqueza suficiente para ao menos atacar o problema e sair dos níveis alarmantes que temos, mas para isso é preciso fazer conhecer essa realidade e apontar caminhos próximos da nossa realidade. Acho que o evento contribuiu para esse conhecimento", pondera professor Valcimar Silva, um dos organizadores da SNCT 2018. 

VI Feira de Ciências – compromisso com o despertar de futuros cientistas 

Realizada desde 2014 em concomitância com a SNCT, a Feira de Ciências do campus vem se consolidando como um importante instrumento pedagógico, contribuindo para o despertar científico dos estudantes dos cursos técnicos integrados e como espaço de divulgação científica junto à comunidade. Prova disso é que na edição de 2018 - realizada na manhã do dia 27 de novembro - registrou aumento considerável no número de projetos participantes, passando de 11, em 2017, para 19. 

Alunos E. E. Frei Afonso Maria Jordá

Além dos projetos científicos apresentados pelo estudantes, uma apresentação musical feita por uma banda composta por discentes do campus abrilhantou o evento e serviu como recepção aos alunos da E. E. Frei Afonso Maria Jordá, localizada em Aimorés, a 170 km de Governador Valadares. Eles vieram acompanhados das professoras Cristiane Macedo Silva Campos (História), Debora Miranda Teixeira (Geografia) e Gracieli Norberto Schultz (Ensino Religioso e História).

"É missão do IFMG-GV buscar o enriquecimento da formação de seus estudantes e a aproximação da comunidade com a ciência. O tema proposto para esse ano é de suma importância pelo aspecto de reflexão sobre as desigualdades em nosso país e no mundo, e sobre a importância de usar toda inovação e tecnologia feita pela academia em prol de um mundo mais sustentável e menos desigual como preconiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU). Pudemos ver essa marca impressa em muitos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores orientadores", ressalta prof. Valcimar, também responsável pela organização da Feira. 

Medalhistas 

Os projetos apresentados durante a Feira que conquistaram os três primeiros lugares na classificação geral foram:

Equipe Ouro VI Feira de CiênciasOURO - Desidratador de Alimentos Solar - Tecnologia Social e Sustentável para Conservação de Alimentos
Equipe: Nilson Carlos de Andrade Neto, Steffany Oliveira de Vasconcelos, Emile Alves Barra, Isabela Gomes Pereira, Erlon Kelvin Vieira Gomes / Orientador: Prof. Valcimar Silva de Andrade (foto) 

PRATA - Gerador de Energia Elétrica
Equipe: Laura Martins de Almeida, Joshua Gabriel Mendes Costa, Yasmin Angélica Valente Barbosa, Gabriela Fernandes Cuadal Magalhães, Gabriel Ferreira Guedes / Orientador: Prof. Tonimar Domiciano Arrighi Senra / Co-orientador: Prof. Henrique Miguel Cunha 

BRONZE - Plástico Biodegradável de Amido de Batata
Equipe: Natan Vieira Medeiros, Victória Rezende Araújo, Ana Paula Sant' Ana da Silva, Clara Isis de Oliveira Assunção / Orientadora: Prof.ª Djolse Nascimento Dantas 

Destaque na OBA 

Na ocasião, também foi entregue a medalha de ouro (nível 4) da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) à aluna Ester Ribeiro, do 3º ano do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST). “Representa muito para mim esta conquista por se tratar de uma área que eu gosto. Eu me sinto muito satisfeita com o resultado e queria agradecer ao IFMG e aos professores por me concederem a oportunidade de realizar a OBA”. 

O estudante Daniel Christian Martins Silva, do 2º TST, também fez bonito na OBA 2018 e conquistou a medalha de bronze (Nível 4). 

Agradecimentos 

A SNCT 2018 foi aberta a toda comunidade, sendo operacionalizada com a participação maciça dos alunos dos cursos de graduação na organização de cada atividade. Essa integração é muito importante e faz parte do ambiente formativo que se deseja para os alunos. 

A Comissão Organizadora agradece a todos os envolvidos: palestrantes, alunos, corpo docente, professores orientadores, banca examinadora, Coordenação de Extensão (COEXT), Direção de Ensino (DE), Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), Direção de Administração e Planejamento (DAP), Coordenações de Curso, Setor de Comunicação e equipe de manutenção e limpeza pelo apoio.

“Para melhorar é preciso continuar, para continuar é preciso fazer, e para fazer é preciso gente disposta. Os sinceros agradecimentos a todos que colaboraram”, conclui prof. Valcimar.