Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solidariedade, integração e aula magna com pesquisador romeno marcam volta às aulas
conteúdo

Notícias

Solidariedade, integração e aula magna com pesquisador romeno marcam volta às aulas

Gincana, piquenique e jogos recreativos animaram os calouros dos cursos técnicos Integrados. Docentes e técnicos-administrativos participaram da Jornada Pedagógica. O encerramento da semana foi em grande estilo, com aula magna proferida pelo Prof. Dr. Marcel Popa, da Technological University "Gheorghe Asachi" of Iasi (TUIASI), da Romênia.
publicado: 15/02/2019 14h22, última modificação: 19/02/2019 10h41

O início do semestre letivo de 2019 foi movimentado no IFMG - Campus Governador Valadares. Atividades variadas foram promovidas entre os dias 5 e 8 de fevereiro para dar as boas-vindas aos calouros, veteranos e servidores. 

A Calourada Solidária foi especialmente preparada para os alunos dos cursos técnicos Integrados que foram recepcionados com pintura no rosto e momento para extravasar a criatividade com desenhos livres. Os veteranos apadrinharam os calouros, assumindo a responsabilidade de apoiá-los no decorrer do curso. 

O clima de alegria e integração também esteve presente durante o piquenique com lanches compartilhados e os jogos recreativos que teve caça ao tesouro, dança do bambolê, corrida do ovo, bola na cesta e embaixadinha. Uma sessão de quiz testou o conhecimento dos estudantes sobre os Institutos Federais, o Regimento de Ensino do IFMG, a história do Campus GV, o curso escolhido por eles, além de questões sobre artes, cultura, português e charadas.

Outras fotos no Flickr do Campus

Uma gincana para arrecadação de materiais de higiene pessoal como sabonete, creme dental, fralda geriátrica e papel higiênico marcou o encerramento da calourada. Os kits arrecadados serão doados a entidades sociais da cidade. 

Planejamento e troca de experiências 

Outra atividade tradicional realizada no início do ano letivo no Campus é a Jornada Pedagógica, espaço em que se busca um planejamento participativo e reflexivo das ações previstas para as etapas letivas que se iniciam. A realização é da Direção de Ensino (DE) com o apoio da Coordenação Pedagógica (Coped). 

A primeira atividade da Jornada Pedagógica aconteceu na manhã do dia 4 de fevereiro, véspera da volta às aulas. O encontro teve a presença de diretores, coordenadores de curso, docentes técnicos-administrativos que atuam no Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) da instituição.  

Clique aqui e veja o álbum de fotos completo da Jornada Pedagógica

“Planejamento pedagógico e suas subjacências” foi o tema da exposição feita pela coordenadora pedagógica do Campus, Clara Agostini, aos participantes. Na oportunidade, ela abordou as questões que impactam no momento em que se planeja as atividades pedagógicas que perpassam pela concepção de desenvolvimento humano prevalecente e ainda pelos paradigmas de construção do conhecimento adotados pelos atores que elaboram e executam o planejamento. 

O evento prosseguiu na parte da tarde tendo como convidadas a pedagoga Márcia Soares de Oliveira, integrante da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFMG, e a psicóloga Rosalva Maria Martins, do IFMG - Campus Betim.   

A palestra proferida por Márcia, intitulada “Os Institutos Federais de Educação - criação, objetivos e características” é fruto de sua dissertação de mestrado, concluído em dezembro de 2018. Durante sua explanação, apresentou um panorama histórico da criação e fundamentação legal dos objetivos pelos quais os Institutos Federais de Educação foram criados, cuja origem se dá por volta de 1909. Realçou que as principais características dos IFs que é a “consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais”  e o compromisso de “promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior”.

“As relações transferenciais no cotidiano de uma instituição de ensino” foi a abordagem feita por Rosalva. A partir de um conceito freudiano e lacaniano, a psicóloga explicitou algumas situações em que é necessário ao professor entender que os sentimentos recíprocos, que são despertados nas relações próprias do cotidiano escolar, podem impactar nas possibilidades de desempenho acadêmico. 

Diálogo com a família

Um momento de diálogo com os pais/responsáveis pelos estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados foi especialmente preparado. A reunião, realizada em três períodos do dia 5 de fevereiro, serviu para apresentar a instituição, os servidores de setores mais diretamente ligados aos estudantes, orientar quanto aos regimentos e normas e demais questões práticas como uniforme, funcionamento da cantina etc. No dia 16 de fevereiro acontece o encontro com os pais/responsáveis pelos discentes dos 2ºs e 3º s anos. Veja outras fotos!

A Jornada Pedagógica 2019 será concluída no dia 23 de fevereiro com a Reunião Integradora com a participação de docentes e equipe técnica ligada às atividades de ensino. No encontro serão criadas situações de trocas de experiências entre os docentes de diferentes áreas que atuam num mesmo curso ou série. 

Parcerias internacionais e aula magna 

O fechamento da volta às aulas, no dia 8, foi em grande estilo com a presença do professor e pesquisador Dr. Marcel Popa, da Technological University "Gheorghe Asachi" of Iasi (TUIASI), da Romênia. 

No período da tarde, ele se reuniu com representantes dos setores de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus para trocar experiências nesses setores. Em seguida, prof. Marcel recebeu docentes da área de Farmácia e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares. Veja alguns registros

Entre os encaminhamentos do encontro, firmaram compromisso de identificar linhas de pesquisas em comum e definir possíveis projetos a serem desenvolvidos entre a TUIASI, o IFMG-GV e a UFJF-GV. Também ficou definida uma proposta de cooperação para o desenvolvimento de tecnologia para a produção de nanopartículas com propriedades magnéticas para aplicações biomédicas. 

À noite, Prof. Marcel Popa proferiu a aula magna de abertura do semestre letivo, oportunidade em que fez uma breve apresentação sobre a Romênia, detalhando a origem histórico-cultural do país.

Confira fotos no Flickr do Campus

Também falou um pouco sobre a cidade de Iasi e das universidades que lá existem e finalizou a sua apresentação mostrando ao público alguns dos seus principais trabalhos de pesquisa voltados à temática dos biomateriais. Na oportunidade, apresentou interessantes resultados relacionados à produção de hidrogéis, micro/nanopartículas voltadas para aplicação na área da biomedicina.