Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vitória nas Olimpíadas de Geografia e Ciências da Terra

Vitória nas Olimpíadas de Geografia e Ciências da Terra

Seis alunos dos cursos técnicos, divididos em duas equipes, conquistaram medalha de prata na fase estadual da III Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). O IFMG - Campus Governador Valadares foi a única instituição a representar a cidade, garantindo o 8º e 9º lugares no ranking mineiro
publicado: 29/09/2017 17h36, última modificação: 29/09/2017 18h11

Ao todo, foram 1977 equipes inscritas de 25 estados brasileiros e o Distrito Federal, sendo 260 só de Minas Gerais. Entre os milhares de estudantes em busca de uma medalha na fase estadual da III Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) lá estavam seis dedicados alunos dos cursos Técnicos em Meio Ambiente (TMA) e em Segurança do Trabalho (TST) do IFMG - Campus Governador Valadares.

Foram duas etapas de provas on-line, realizadas no mês de agosto. Com muito esforço, disciplina e incentivo do orientador, professor Evandro Klen Panquestor, os discentes obtiveram um bom desempenho e encheram de orgulho a comunidade acadêmica e também amigos e familiares com a conquista da medalha de prata. Com o resultado, o Campus figura na competição no 8º e 9º lugares em Minas Gerais.

01 - Olimpíadas Geografia e Ciências da Terra 2017

Relevância
“Eventos como a III OBG e a I OBCT são oportunidades para integrar o aluno e o docente a novos processos avaliativos com metodologias diferenciadas. Há a possibilidade de se fazer um diagnóstico sobre o desempenho dos estudantes em relação ao leque de conteúdos avaliados por profissionais externos. Além também de demonstrar o interesse do Instituto pela área de ciências humanas e pela inserção dos estudantes em atividades competitivas”, Evandro.

Cerimônia
Os certificados correspondentes às medalhas de prata serão entregues no dia 16 de outubro em cerimônia que contará com a participação dos alunos, professor-orientador e coordenadoras dos cursos.

E o que os medalhistas têm a dizer sobre a experiência?

Obtivemos diversos conhecimentos novos sobre a geografia, desde observar características de um local e conseguir saber sua localização a partir de uma foto até localizar quais processos um solo sofreu em cada uma de suas camadas. Foi uma experiência que irei guardar em toda a minha vida, não somente pelo conhecimento, mas pela interação em grupo, a união para responder as questões, a dinâmica com o professor Evandro. Toda a Olimpíada serviu como uma demonstração do que nos foi ensinado nesses três anos de curso.” (Vitor Carlos Moura Santana, 3º TST)

"A participação na Olimpíada foi uma excelente oportunidade para testarmos o conhecimento adquirido nas salas de aula do IFMG. A premiação com a medalha de prata foi consequência do empenho e incentivo do professor Evandro, confirmando que estamos entre as melhores escolas do estado de Minas Gerais." (Fabrinni Dias Bastos, 3° TST)

Participar da OBG foi uma maneira incrível de me despedir do IFMG. Pude trabalhar mais uma vez com colegas que admiro muito, que aprendi a ouvir, debater e estudar de maneira produtiva. Na Olimpíada vimos matérias que estudamos em todo o ensino médio. E ter o professor Evandro ao nosso lado foi uma ótima maneira de relembrar os assuntos a tempo dos vestibulares. A experiência foi muito engrandecedora, ainda mais por competir com uma matéria que amo muito.” (Mariana Medeiros, 3º TMA)

A OBG/OBCT é pioneira no Brasil e fomos agraciados com a oportunidade de participar. Foi uma ótima experiência, adquirimos muito conhecimento. Receber a medalha de prata e o 8º lugar geral no Estado é um reflexo da qualidade do grupo e da orientação do professor Evandro, que desempenhou um brilhante papel durante a realização da Olimpíada. Agradeço ao ele e aos meus colegas de equipe.” (Wagner de Oliveira Filho, 3º TST)

Foi um experiência única e maravilhosa. Durante o processo, eu e os meus companheiros do trio expandimos nosso conhecimento sobre diversos temas, revisando as matérias já estudadas em geografia física e política, o que contribuiu de maneira muito positiva para o nosso aprendizado. Com a ajuda do professor Evandro conseguimos alcançar um resultado satisfatório na prova, sendo importante para nós e para a escola. De maneira que ajudamos o IFMG a se estabelecer entre as melhores instituições de ensino do estado de Minas Gerais. (Amanda Martins Figueiredo de Almeida, 3º TMA)

É importante atualmente se adaptar às inovações e necessidades educacionais. E a III Olímpiada Brasileira de Geografia conseguiu com êxito esse objetivo. Além de se integrar à I Olímpiada Brasileira de Ciências da Terra e ser sustentável em sua aplicação, é perceptível a adequação a temas atuais que promovam a busca por conhecimento e estimule o pensamento crítico.” (André Luiz Souza Gomes, 3º TMA)

Sobre as Olimpíadas
Participam estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio ou 4º ano do Ensino Médio Técnico. Entre os objetivos principais estão: despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e as Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo e incentivar professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem. Saiba mais!