Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do campus tem participação premiada na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Mostra de Foguetes e Caça Asteroides

Nossos alunos foram medalhistas na Olimpíada de Astronomia e na Mostra de Foguetes. A participação no evento de Caça a Asteroides rendeu 3 detecções preliminares de asteroides.
publicado: 21/12/2022 10h01, última modificação: 18/01/2023 09h38

Os alunos do campus Ibirité vem fazendo bonito nas participações em eventos e olimpíadas científicas. Prova disso é que na sexta-feira, dia 16/12, foram entregues medalhas e certificados aos alunos, pela participação em eventos nacionais e internacionais.

Foram entregues as medalhas e certificados de participação da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) ambos eventos de abrangência nacional e organizados pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Tivemos também a entrega dos certificados de participação dos alunos, no evento de abrangência internacional de “Caça Asteróides”. Esse evento é organizado pela International Astronomical Search Collaboration (IASC) em parceria com a NASA e no Brasil, com parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os três eventos foram coordenados localmente pelos professores de Física do campus, Karolline, Dante e David. Eles ressaltam a importância desses eventos para a divulgação científica e motivação dos alunos, já que tratam de assuntos ligados a Astronomia, que por si só é um tema empolgante.

Os medalhistas da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) foram:

Medalha de Ouro:

• Gabriel Almada Dias
  • João Vitor de Magalhães Ramos

Medalha de Bronze

• Anna Júlia Almeida Perini
  • Carolina Emanuelly Costa Perrut
  • Kauan Vinicius Martins da Costa
  • Maria Eduarda dos Santos Vilaça
  • Matheus do Nascimento Pereira

Pela pela excelente participação, receberam certificados os(as) alunos(as):

Álvaro Lincoln Salomé Silva, Dinan Marques dos Santos Fonseca, Emily Danielle P. do Nascimento, Ester Carvalho de Souza, Leandro Barçante Linhares e Luan Gabriel Vidal da Silva.

Na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) foram premiados os(as) alunos(as):

Medalha de Prata

• Cleverton Andrade Prata (lançamento de Foguete a 168m de distância horizontal)
  • Eliezer Pereira Guimarães (lançamento de Foguete a 169m de distância horizontal)
  • Lucas Henrique da Silva Pampoline (lançamento de Foguete a 169m de distância horizontal)
  • Thalita Vieira Sales (lançamento de Foguete a 169m de distância horizontal)

Participaram também do evento e receberam certificados por esta participação:

Dinan Marques dos Santos, Emily Daniele P. do Nascimento, Fernanda Carolina Gonçalves Gomes e Pedro Garofalo Viana.

O evento de Caça Asteroides

Os professores coordenadores do projeto de Caça Asteroides destacam que nessa atividade os estudantes utilizaram imagens astronômicas para buscar possíveis asteroides e que as alunas Anna Júlia A. Perini e Lívia Luzia Braz fizeram detecções preliminares de asteroides. Essas detecções são enviadas para a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) para que eles avaliam se realmente é um asteroide orbitando a Terra e se esse asteroide não tem nenhum registro anterior. Caso verifiquem se tratar de um asteroide desconhecido, as alunas poderão registrar a descoberta dos asteroides. Esse processo pode durar de 2 a 3 anos, mas após o períodos elas poderão ter um asteroide pra chamar de seu, um fato sensacional.

Participaram do Caça Asteroides e receberam certificados:

• Ana Beatriz de Almeida Gomes
  • Anna Júlia Almeida Perini
  • Arthur de A. Xavier
  • Carolina Emanuelly Costa Perrut
  • Emily Daniele P. do Nascimento
  • Gustavo Lopes Silveira
  • Kauan Vinicius Martins da Costa
  • Lívia Luzia Braz
  • Maria Eduarda dos Santos Vilaça
  • Millena Gabrieli Santos Damas da Silva
  • Pedro Garofalo Viana

Parabenizamos a todos os envolvidos e que nos próximos anos possamos contar cada vez mais com a participação de nossos alunos em todos esses eventos novamente e em outros mais que virão.

registrado em: