Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Própria de Avaliação divulga relatório parcial - 2019

Comissão Própria de Avaliação divulga relatório parcial - 2019

Foi divulgado em 21 de agosto, o relatório parcial da Comissão Própria de Avaliação (CPA), referente ao questionário aplicado no ano 2019. O documento constitui a segunda etapa do triênio 2018 – 2020 e aborda os eixos 3 “Políticas Acadêmicas” e 5 “Infraestrutura”. São cinco eixos no total, como determina a Lei 10.861/2004.
publicado: 25/08/2020 09h43, última modificação: 16/09/2020 16h35

Foi divulgado em 21 de agosto, o relatório parcial da Comissão Própria de Avaliação (CPA), referente ao questionário aplicado no ano 2019. O documento constitui a segunda etapa do triênio 2018 – 2020 e aborda os eixos 3 “Políticas Acadêmicas”  e 5 “Infraestrutura”. São cinco eixos no total, como determina a Lei 10.861/2004.

Uma novidade apresentada neste relatório parcial foi uma reformulação do processo avaliativo, tornando-o mais curto, mudança que apresentou bons resultados. “Este ano nós percebemos uma diminuição no número de pessoas que desistem no meio do questionário. Isso já aconteceu no relatório de 2018, mas desta vez a queda foi ainda mais acentuada”, explica o presidente da Comissão, Alessandro  Schwonke.

Organizado em três etapas, cada uma correspondente a um ano do triênio, o Relatório Geral do IFMG será constituído por relatórios parciais. Assim, além dos já citados eixos presentes na avaliação de 2019, houve os eixos nº 2 e 4, abordados em 2018 e o nº 1, a ser apresentado em 2021, junto à consolidação do Relatório Integral. Esse eixo, a propósito, trata sobre “planejamento e avaliação institucional” e será objeto do próximo questionário, em outubro.

Participaram da autoavaliação institucional 5.277 respondentes, das comunidades acadêmica e externa nos 18 campi do Instituto . A resposta aos questionários ocorreu de forma espontânea e não houve nenhuma forma de identificação dos respondentes nos formulários de avaliação. Os dados coletados são confidenciais, tratados estatisticamente e com sigilo.

Avaliação

O processo de autoavaliação do IFMG iniciou-se em 2010, com a criação da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Desde então, as práticas institucionais têm sido pautadas nas reflexões sobre os resultados obtidos por meio das pesquisas realizadas nos campi e consolidadas nos relatórios. A conscientização da participação no processo é fundamental para o sucesso do desenvolvimento do Instituto.

A Avaliação Institucional é uma das formas para se avaliar a estrutura e serviços do IFMG e ajudar nas decisões para melhorar a Instituição. É feita por meio de um questionário com escala de 1 (péssimo) a 5 (ótimo), além da possibilidade de responder que não se tem conhecimento suficiente para avaliar o quesito. A CPA é responsável pela redação de um relatório anual em que é apresentado um conjunto de eixos diferentes a cada ano, repetindo-os ao final de um ciclo de três anos. Assim, é possível  comparar os eixos avaliados ao final de cada ciclo

A autoavaliação institucional  integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  (Sinaes), instituído em 2004 por meio da Lei nº 10.861/2004. É um instrumento de avaliação que possui caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo e possibilita aos gestores conhecer o panorama das condições em que a instituição se encontra, destacando fragilidades e potencialidades, indicando rumos para as melhorias e transformações.

(Fonte: Comunicação Reitoria)

registrado em: ,