Planeta IFMG 2022

Planeta IFMG 2022

online Unidades do IFMG - Minas Gerais - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

XII Congresso Brasileiro Sobre Crustáceos

Segunda-Feira, 4 de Novembro

Uberlândia, MG

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

Pint of Science Itumbiara/GO 2024

Segunda-Feira, 13 de Maio

Itumbiara, GO

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Seja bem vindo ao site do Planeta IFMG 2022!

Esse um evento de natureza acadêmica destinado a dar amplo conhecimento às comunidades interna e externa do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais (IFMG) sobre as diversas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas por servidores e estudantes do Instituto. 

Em sua segunda edição neste formato, o Planeta segue trazendo sub-eventos, com comissão organizadora própria, destinados a divulgar ações internas alinhadas com a missão institucional de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em parceria com a sociedade.

É uma oportunidade para os coletivos do IFMG divulgarem o seu trabalho nas diferentes manifestações da vida escolar e acadêmica, expressas no dia a dia das salas de aula, na pesquisa científica, nos projetos de extensão, inovação e empreendedorismo, na atuação em movimentos sociais, na produção cultural e na participação em atividades de esporte e lazer.

Trata-se, portanto, de um evento que busca apresentar toda a diversidade de vivências oportunizadas aos servidores e estudantes em uma instituição de ensino jovem, que oferta educação de qualidade como um serviço público. Desta maneira, o evento não possui um Tema Central, permitindo aos participantes navegar pelas diferentes áreas de atuação institucional. 

Ainda que o evento não possua um tema central integrador, a Comissão Científica convida a todos os servidores e estudantes a refletirem sobre temas emergentes em nossa sociedade e se organizarem para propor atividades que demonstrem como a Educação plural, crítica e de alto nível técnico do IFMG  atua para:

  • Popularizar a ciência e o conhecimento e combater o anti-cientificismo.
  • Promover uma sociedade sem qualquer tipo de preconceito e violência.
  • Criar espaços de inclusão e defesa da dignidade de minorias, respeitando a pluralidade dos sujeitos e a diversidade cultural.
  • Ampliar a participação das mulheres na ciência, na política, no mundo do trabalho e demais espaços de exercício da cidadania. 
  • Formar profissionais com as competências técnicas e comportamentais para atuar em uma sociedade em constante transformação.
  • Promover a inovação tecnológica, o desenvolvimento regional e a integração competitiva dos territórios
  • Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de estabelecer relações sustentáveis na economia e com a natureza.
  • Refletir sobre eventos atuais (desastres e crimes ambientais, conflitos armados, populações deslocadas, etc.) na perspectiva da proteção dos direitos humanos e promoção da paz.

Ecossistemas



Conheça os Ecossistemas do Planeta IFMG 2022


Pesquisa e Divulgação Científica
Resultados dos programas e projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMG.Apresentação e discussão de temas de interesse relacionados à produção e divulgação do conhecimento científico. Desenvolvimento da Pós-Graduação no IFMG.


Extensão e Comunicação
Resultados dos programas e projetos de Extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMG. Relatos de experiências da interação dialógica entre o IFMG e a comunidade externa. Participação dos campi do IFMG nas comunidades locais e fortalecimento da marca institucional.


Ensino e Aprendizagem
Resultados dos programas e projetos de Ensino desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMG. Debate sobre a organização do espaço escolar, organização didática e currículo. Discussão sobre metodologias de ensino-aprendizagem e formação docente.


Internacionalização
Divulgação de ações institucionais para promoção da internacionalização do IFMG. Relatos das experiências de mobilidade de servidores e estudantes. Promoção da internacionalização da produção acadêmica e do currículo. Prospecção de parcerias para internacionalização do Instituto.


Mundo do Trabalho
Discussão da formação dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica e a sua relação com o mundo do trabalho, sempre na perspectiva da formação integral. Iniciativas de feiras de estágio e emprego e mostras de profissões que possam informar e mobilizar os estudantes na compreensão do mercado de trabalho. Debate sobre a carreira dos docentes e dos técnico-administrativos em educação e sua atuação na Educação Profissional e Tecnológica.


Inovação e Empreendedorismo
Estímulo ao empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio de debates, apresentação de casos de sucesso e ações de treinamento. Promover ações de competição e/ou colaboração entre os participantes para o desenvolvimento de tecnologias em maratonas, bootcamps, hackathons, etc. Aproximação com organizações públicas ou privadas que podem ser beneficiárias de produtos e processos desenvolvidos no IFMG.


Cultura, Esporte e Lazer
Disseminação da produção cultural da comunidade interna e externa do IFMG. Divulgação de conhecimento a respeito das práticas de esporte e lazer no ambiente escolar e nas interações entre escola e comunidade. Ações interativas em ambiente virtual para promoção de e-sports, práticas corporais e sessões culturais.


Sociedade e Inclusão
Divulgação das ações de mobilização social dos coletivos do IFMG constituídos para fomentar ações de inclusão social. Discussão sobre o papel da educação no combate a todas as formas de preconceito e violência. Promoção de debate acerca de temas emergentes na sociedade: anticientificismo, promoção da paz, pluralidade cultural, sustentabilidade ambiental, relações de gênero, entre outras.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Trabalhos SIC

Trabalhos SEP

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}