Você está aqui: Página Inicial > Egresso - Engenharia Elétrica
conteúdo

Notícias

Egresso - Engenharia Elétrica

publicado: 15/09/2020 12h10, última modificação: 18/08/2022 23h34

Características do Engenheiro Eletricista egresso do IFMG Campus Avançado Ipatinga

A Política de Acompanhamento de Egressos do IFMG estabelece o processo de conhecimento, avaliação, monitoramento e acompanhamento da Instituição, tendo como foco o contexto do ex-aluno. Assim, investiga-se a realidade profissional e acadêmica do egresso e suas impressões acerca do seu processo de formação e da adequação da proposta do seu curso de formação, para a obtenção de informações relevantes a fim de subsidiar o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Portanto, a participação dos egressos nesse processo é fundamental para o constante crescimento qualitativo da formação e das ações promovidas pelo IFMG.

O acompanhamento de egressos tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos egressos, desde o momento de inserção à permanência no mercado de trabalho, e contribuir para o aperfeiçoamento do projeto pedagógico do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica do IFMG Campus Avançado Ipatinga.

Considerando as diretrizes inerentes aos cursos de engenharia, a formação generalista do Engenheiro Eletricista do IFMG Campus Avançado Ipatinga permite atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, planejamento, operação e manutenção de instalações compostas por materiais, componentes, dispositivos, e equipamentos elétricos, eletrônicos, eletromecânicos e magnéticos, de potência, de instrumentação, de conversão de energia, de iluminação e de proteção, atuar por meio de elaboração de projetos e estudos de conservação e de eficiência energética, fontes alternativas e renováveis, automação inteligente e redes inteligentes de energia. Além de ser capaz de realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar, supervisionar e fiscalizar obras e serviços técnicos, vistorias e perícias, emitindo laudos e pareceres. Busca eficiência energética, conservação de energia e aplicação de fontes alternativas. A sólida formação o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e diversidades culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O curso foi concebido com objetivo de oferecer uma formação profissional com amplo conhecimento na parte técnica com a capacidade de atuar no arranjo produtivo local, e em qualquer parte do país, atendendo às necessidades das indústrias e de seus processos, além da prestação de serviços especializados.

O profissional formado neste curso terá habilidades, competências e conhecimentos necessários a um Engenheiro Eletricista ético, inovador, empreendedor, consciente de seu papel e de sua responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente, sendo capaz de empregar tais características em sua atuação profissional, seja em uma empresa, ou empreendendo o próprio negócio e ou na carreira acadêmica.


Ademais, deve possuir:

  • Sólida formação nas disciplinas do núcleo de formação básica, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade em acompanhar a evolução tecnológica e atender às novas demandas da sociedade.
  • Domínio lógico, com capacidade para interpretar e realizar projetos inerentes à Engenharia Elétrica.
  • Conhecimentos para atuação nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação e manutenção de sistemas e infraestrutura na área da Engenharia Elétrica.
  • Forte trabalho de base nos conteúdos básicos desenvolvendo competências Matemáticas, Físicas, Químicas, além de conhecimento e compreensão dos conteúdos mecânicos e suas interfaces no projeto de máquinas e equipamentos.
  • Conhecimento de fontes renováveis de energia elétrica para atendimento da crescente demanda energética local, regional e do país, aproveitando os recursos energéticos de forma consciente e adequada.
  • Conhecimento na área de informática incluindo linguagem de programação sendo uma base para a compreensão e sua atuação no mundo do trabalho, considerando a Indústria 4.0 buscando soluções dos problemas envolvendo grandezas elétricas e variáveis do sistema produtivo.
  • Conhecimento das disciplinas básicas da área gerencial através dos conteúdos de economia, administração e empreendedorismo estimulando a cultura de criação de novos empreendimentos e inovação, além de fornecer as ferramentas necessárias à gestão na área de engenharia.
  • Capacidade compreensão dos aspectos ligados à interação homem e máquina, da valorização do ser humano, do respeito e direito a um trabalho seguro, desenvolvidos através dos conhecimentos dos conceitos ergonômicos e da segurança do trabalho.
  • Conhecimento da realidade de trabalho e demandas das indústrias do arranjo produtivo local, levando em consideração a indústria de transformação, desenvolvidos nos diferentes conteúdos ao longo do curso através da experiência profissional prévia do corpo docente, acrescidos ainda dos saberes da manutenção industrial.
  • Formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento interpessoal em sua atuação profissional, e que venha a tornar-se um engenheiro consciente de seu papel dentro da comunidade, baseado em conteúdos éticos, filosóficos, com compreensão e respeito ao meio ambiente e com a capacidade para o convívio com a diversidade.
  • Conhecimento geral na área de Ciência de Materiais, incluindo materiais elétricos, propiciando a capacidade de compreender o uso dos materiais nos diversos tipos de equipamentos e sua influência nas questões físicas, mecânicas e elétricas.
  • Condições para avaliar os impactos ambientais de projetos de Engenharia Elétrica no contexto social em que atua.
  • Visão real, crítica e humanística de sua vida profissional proporcionada pelos componentes curriculares obrigatórios, Estágio Curricular e Atividades Complementares.
  • Capacidade de comunicação oral, escrita, língua estrangeira, considerando as normas de pesquisas científicas e produção de documentos, desenvolvidas em disciplinas específicas de linguagens e metodologia de pesquisa e trabalho de conclusão de curso.

 


 

registrado em: