Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ipatinga realizará a 1ª Semana da Mulher

Campus Ipatinga realizará a 1ª Semana da Mulher

publicado: 21/02/2019 14h45, última modificação: 18/03/2019 10h18

A I Semana da Mulher: protagonismo, trabalho e identidade, a ser realizada na unidade de Ipatinga, abre a agenda de eventos do campus, na busca pelo atendimento a uma das recomendações mais urgente da ONU para o Brasil: assegurar e promover a discussão sobre igualdade, baseada nos direitos humanos, nos ambientes escolares. O evento vai abordar temas importantes para a promoção da igualdade como: ser negra e ser mulher no Brasil, o trabalho doméstico - que é invisível em nossa sociedade -, a diferença entre igualdade e equidade, a história da luta das mulheres por melhores condições de vida. O campus promete bastante movimento com as oficinas de artesanato e também com a presença da autora de Artistas Brasileiras, Aline Lemos, que vai falar sobre seu livro, publicado pela Editora Miguilim, e sobre o processo de escrita da sua obra que trata de mulheres e arte, uma combinação bastante invisibilizada na História da Arte no Brasil.

Segundo a coordenadora da comissão, professora Alessandra Vieira, “estamos muitíssimo orgulhosas das nossas produções e precisamos dividir com a comunidade externa e interna o que foi feito pelas mãos das mulheres e como essa batalha pela vida e existência integral da mulher ainda está longe de terminar. Com o Brasil ostentando o preocupante título de 5ª nação em morte violenta de mulheres, essas discussões são urgentes e necessárias, em todos os ambientes escolares”.

A professora Taciana Garrido, professora de História do campus e membra da comissão, ressalta que, graças à boa vontade de vários colaboradores e colaboradoras, “vamos sortear uma dezena de livros, porque temos a certeza que a leitura e a informação são catalizadores das mudanças que queremos ver”.

Na abertura do evento, a área externa do prédio do IFMG vai receber uma exposição denominada Identidades, coordenada pela professora de matemática Marlizete Franco. Segundo ela, “é preciso produzir material visual, porque nossos números sobre a violência no Brasil pararam de chocar a população. Precisamos olhar novamente para esses dados e assegurar que não fiquemos anestesiados e que eles não sejam banalizados: por trás das estatísticas existem mulheres reais sofrendo e morrendo”.

Vale a pena conferir o evento!  De 19 a 23 de março de 2019 no IFMG Campus Ipatinga, rua Maria Silva, 125 - Veneza.

Clique no link da programação:

registrado em: