Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Engenharia Elétrica ingressam no mercado de trabalho através do estágio

publicado: 26/04/2022 11h04, última modificação: 26/04/2022 13h33

O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica do IFMG Ipatinga desde 2017 vêm ofertando vagas anualmente. Com o andamento do curso, vários alunos já fizeram ou estão fazendo estágios nas empresas do Vale do Aço e redondezas.

Segundo a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação.

A partir dos convênios firmados entre o IFMG Ipatinga e as grandes empresas da região, os alunos do curso têm conseguido uma boa inserção no mercado de trabalho. Como exemplo, podemos citar o programa de Jovens Profissionais da Usiminas, programa de Estágio da Aperam e Cenibra. Além dessas empresas, os alunos têm conseguido estágio em empresas de automação, sistemas fotovoltaicos, projetos, entre outras.

O Coordenador do Curso, Prof. Gustavo Reis, destaca que o estreitamento da relação com as empresas oportuniza aos alunos não somente as vagas de estágio, mas também, vagas de emprego para os futuros egressos. Acrescenta ainda que, a relação do campus com a indústria também é importante para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e soluções industriais. Constantemente, são enviadas aos alunos as oportunidades de estágios que surgem na região, além da divulgação no site, na aba da Engenharia Elétrica. O coordenador afirma que é importante que os alunos ingressem nas empresas para potencializar a aprendizagem no processo de desenvolvimento e formação.

Com o intuito de flexibilizar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, a coordenação do curso e a direção do campus, alteraram os horários de aulas das turmas do 9º e 10º períodos. Essa alteração ampliou as possibilidades de vagas para os alunos atendendo de forma satisfatória as demandas do curso.

Veja abaixo as fotos de alguns alunos estagiários do IFMG Ipatinga.

Tulio (Aperam), Luan (Cemig), Pedro Henrique (Copasa)
Jorge Lucca (Usiminas), Kaique (Cenibra)

A área da engenharia ainda possui os homens em sua maioria. Entretanto, as mulheres conquistam cada vez mais seu espaço. As futuras engenheiras do IFMG Ipatinga representam muito bem o público feminino.

Davina (Usiminas), Grasiele (Aperam)
Mariana (Treinar Serviços), Letícia (Cenibra), Sarah (Usiminas)

Logo abaixo, estão listadas as empresas que os alunos do IFMG Ipatinga fizeram estágio, e suas respectivas áreas de atuação:

Área de atuação
Aperam
Aço Especiais
Astrosol Energia Solar
Cemig
Fornecimento de Energia Elétrica
Cenibra
Celulose
Construtora Morais & Lage Ltda.
Copasa
Saneamento
Elétrica Mais
Minas Solar Comercio e Serviços Eireli
Projeto e Instalação de sistema Fotovoltaico
PSO - Projetos e Soluções Otimizadas Ltda.
Russel Soluções em Energias Renováveis
Tesla Solar Engenharia
Instalação e manutenção elétrica
Treinar Automação Indústria Comércio e Serviços Ltda.
Automação Industrial
Usiminas
Aços planos
T8M Engenharia e Energias Renováveis Ltda.
Projeto e Instalação de sistema Fotovoltaico
IDG Engenharia e Consultoria Ltda.

registrado em: