Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cálculo além da sala de aula - Trabalho final do projeto

Cálculo além da sala de aula - Trabalho final do projeto

publicado: 05/12/2018 12h37, última modificação: 05/12/2018 12h40

No dia 30 de novembro de 2108 foi apresentado o Trabalho Final do Projeto de Ensino e Pesquisa “O Cálculo além da sala de aula”, realizado com os alunos do 2º período de Engenharia Elétrica e coordenado pela Profa. Verônica Lopes. Essa atividade propôs aos participantes do projeto uma pesquisa e o desenvolvimento de um trabalho que evidenciasse a aplicação do Cálculo Diferencial e Integral em qualquer Engenharia. Com empenho, os alunos Davina Flávia, Felipe Couto e Túlio Freitas, apresentaram aos colegas a aplicação da Integral de Joule na Engenharia Elétrica para o dimensionamento de disjuntores. Fruto de dedicação de tempo em pesquisas realizadas em livros e sites, os alunos mostraram a importância do Cálculo para a resolução de problemas na prática profissional do Engenheiro Eletricista.

A realização do projeto parte da importância de que os alunos, ao cursarem a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, aprendam não só a calcular limites, derivadas e integrais, mas que compreendam a sua finalidade aplicada à realidade, conhecendo, interpretando e resolvendo problemas que são de interesse social. Rumo à finalização do projeto, a professora coordenadora espera que as atividades realizadas no decorrer do semestre, relacionando o conteúdo estudado na sala de aula com problemas reais nos campos de economia, finanças, biologia, ciências sociais e exatas, tenham contribuído para minimizar as dificuldades na disciplina e aproximar os conceitos estudados à uma aprendizagem significativa.

registrado em: