Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo dos cursos técnicos será realizado neste domingo

Processo Seletivo dos cursos técnicos será realizado neste domingo

publicado: 29/10/2019 15h08, última modificação: 29/11/2019 16h07

Já é no próximo domingo, 1º de dezembro, o exame de seleção para ingresso de novos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). As provas serão realizadas a partir de 14h em 18 cidades onde existe campus da instituição. A expectativa é de que quase 13 mil candidatos participem do vestibular dos cursos técnicos integrados e subsequentes.

No total, 2.935 vagas em 64 cursos estão em disputa. A maior concorrência foi registrada para o curso Técnico em Química, ofertado no Campus Betim, com 11,40 candidatos por vaga. O curso Técnico em Administração do Campus Sabará veio na sequência, com o registro de 11,17 candidatos por vaga. O terceiro mais procurado foi o curso Técnico em Informática, também de Sabará, com 10,69 candidatos inscritos por vaga.

No domingo, os exames serão aplicados nos endereços dos campi do IFMG e também em algumas escolas públicas locais. Haverá provas nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Para ter acesso ao local de prova, recomenda-se que o candidato chegue com, no mínimo, 60 minutos de antecedência do horário de início previsto, portando documento oficial com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível para impressão desde o dia 25 de novembro no site do processo seletivo (clique aqui e imprima).

Nas salas, será permitido utilizar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente para a resolução das questões. Será proibido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio e tablet, nas salas de provas. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. O exame terá duração de três horas.

Os candidatos realizarão prova objetiva de 50 questões, sendo cada uma delas no valor de um ponto. Serão cobrados conteúdos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O concorrente que obtiver nota zero em qualquer uma das áreas do conhecimento estará automaticamente eliminado.

O gabarito vai ser divulgado em 2 de dezembro. Já a publicação do resultado final está prevista para acontecer no dia 20 do mesmo mês. O exame de seleção do próximo domingo é destinado apenas para os candidatos inscritos nas vagas de cursos integrados (para quem vai cursar o Ensino Médio e o técnico no IFMG) e cursos subsequentes (para quem possui Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica).

Acesse a página do Processo Seletivo 2020/1

Fonte: Comunicação Reitoria