Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Ipatinga tomam posse no Fórum Municipal de Educação

Professores do Campus Ipatinga tomam posse no Fórum Municipal de Educação

publicado: 07/06/2019 09h50, última modificação: 07/06/2019 09h50

Foram empossados na noite de terça-feira (dia 4), no auditório do campus Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), os membros do Fórum Municipal de Educação – FME. Os integrantes foram eleitos em 3 de outubro do ano passado, durante audiência pública realizada na Escola Municipal Padre Bertollo.

Integram o Fórum os representantes do poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Fazenda e Procuradoria-Geral, entre outras. Também possuem acento  no organismo os representantes do Ministério Público e Judiciário, além da sociedade civil organizada, por meio de Conselhos Municipais; a comunidade escolar (incluindo as escolas municipais, estaduais, equipes diretivas, pais, alunos, servidores) e representantes de escolas particulares, mais o Sind-UTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação.

O campus Ipatinga está representando no fórum pela professora Isabela Araújo Fioravante, que ocupa a cadeira titular de representação dentre os gestores, docentes ou funcionários das Escolas Técnicas de Educação Profissionalizante e Faculdades, e pelo professor Márcio Takeshi Sugawara, representante suplente dos gestores das escolas federais e privadas.

“O Fórum Municipal de Educação tem como objetivo: definir, implantar e fiscalizar as metas, na educação pública e privada, a serem cumpridas até 2025. É de grande importância a participação do IFMG junto à comunidade para garantir o cumprimento dessas metas” - afirma Isabela Fioravante.

O Fórum Municipal de Educação foi instituído no dia 28 de agosto de 2015, por meio da Lei Municipal nº 3.491. Ele tem a função de acompanhar a política educacional local, através de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, zelando pela implementação de suas deliberações. Ainda, é seu papel promover as articulações necessárias dos correspondentes do Fórum de Educação do Município com o Estado e a União. Representando seis segmentos, ele é composto por 32 membros e suplentes dos órgãos públicos e da sociedade civil, com atuação na melhoria da educação.

Entre as atribuições do Fórum estão planejar e realizar encontros públicos para ampliar o debate sobre a educação; acompanhar, junto à Câmara Municipal, a tramitação de projetos legislativos relativos à política municipal de Educação; propor políticas para implementação das metas do Plano Municipal de Educação e outras ações pertinentes.

Fonte: PMI (com adaptações).

registrado em: