Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de ensino de inglês incentiva estudantes do IFMG Campus Ipatinga a praticar o idioma durante a quarentena

publicado: 21/05/2020 11h23, última modificação: 22/05/2020 00h45

Mesmo em tempos de isolamento social os alunos e alunas dos cursos integrados do IFMG Campus Ipatinga continuam aprendendo e usando o inglês em seu cotidiano. A professora da unidade, Marina Morena dos Santos e Silva, criou um projeto de ensino para que os/as estudantes continuem em contato com o idioma e possam utilizá-lo até mesmo para refletir sobre o momento atual que estamos vivendo.

O projeto intitulado "Plug in: developing oral skills online" visa, segundo a professora, desenvolver principalmente a compreensão e a produção oral em língua inglesa, por meio de ferramentas e aplicativos digitais. Para Marina, embora as habilidades orais sejam as mais difíceis de serem trabalhadas presencialmente, com o uso das tecnologias, o trabalho é facilitado.

“A tecnologia faz parte do cotidiano da maioria de nosso corpo discente e é extremamente importante que ela seja utilizada como uma ferramenta para a aprendizagem. O projeto tem se mostrado como um bom método de engajamento durante a pandemia e uma maneira eficiente de ajudar os alunos e alunas a utilizar o idioma de modo mais significativo”, afirma a docente.

Entre as atividades desenvolvidas até então estão a criação de avatares, desafios a partir de videoclipes de músicas, gravação de vídeos de tutoriais e a gravação de um vídeo com mensagens para a comunidade sobre o período de isolamento/distanciamento social.

Em todas as práticas de produção oral, a individualidade dos/as estudantes é respeitada e aquele/as que não se sentem confortáveis podem produzir textos escritos para a tarefa. O objetivo, segundo a professora, não é expor estudantes, causando desconforto, mas sim incentivar o desenvolvimento de sua proficiência, dando oportunidade de participação a todos e todas em nível de igualdade.

Os alunos e alunas parecem estar gostando do projeto e de usar a tecnologia para praticar o idioma. O aluno Yan Roger (2º ano) destaca que gostou “de mexer com a edição do vídeo sobre a quarentena e da maneira de ensinar inglês pelo site Lyrics Training”. Já o aluno Juliano Batista Ferreira (1º ano) afirma que “o projeto PLUG IN foi uma excelente forma de manter a ‘chama’ acesa que é a relação docente-discente” e “algumas atividades foram bem divertidas, em geral, foram atividades de aprendizado para nós, embora simples, muito bem elaboradas”. Confira a seguir, alguns depoimentos:

"Eu gostei de mexer com a edição do vídeo sobre a quarentena e da maneira de ensinar inglês pelo site Lyrics Training." – Yan Roger (2º ano integrado)

"O que tenho a dizer sobre o projeto PLUG IN é que foi uma excelente forma de manter esta 'chama' acesa que é a relação docente-discente [...] de forma a estimular os estudos, em especial, durante esse período inédito para todos nós. Algumas atividades foram bem divertidas, como a de completar a música e falar dos hobbies. Outras eu percebi que deu mais trabalho para a turma num todo... Em geral foram atividades de aprendizado para nós, embora simples, muito bem elaboradas." –  Juliano Batista Ferreira (1º ano integrado)

“Foi um desafio para mim, porém me deixou muito empolgada em melhorar minha fala e diminuir minha timidez. Estamos passando por um período delicado e esse projeto me ajudou muito a fazer desse momento ruim, momentos de aprendizado e evolução. Parabéns pelo projeto. Foi uma grande oportunidade de conhecimento e experiência.”

– Ana Luíza Bofim de Souza Nicodemos (2° ano integrado)

“O projeto PLUG IN tem agregado bastante ao meu aprendizado de Inglês, pois me permitiu sair da minha zona de conforto e colocar à prova tudo que aprendi sobre o idioma. Inclusive, em uma das atividades do projeto, tivemos a oportunidade de passar uma mensagem positiva para as pessoas durante a quarentena e fizemos isso em inglês. Acredito que o ponto mais positivo desse projeto é a exploração de diferentes formas de estudo, que não precisa ser algo monótono e cansativo, e a aplicação de diferentes habilidades de linguagem.” – Mayrom Scherrer Gomes (2° ano integrado)

“Eu achei que o projeto foi executado de uma forma muito interessante, interativa e divertida e que ajudou a todos aprenderem sem precisarem esquentar muito a cabeça. Também acho que ele foi essencial para quebrar um pouco o clima tenso desse distanciamento social.  Eu, particularmente, adorei o projeto completamente. Por mais que eu tivesse tido algumas dificuldades quanto a parte de gravar a mim mesmo, o projeto ajudou a aumentar a minha confiança e vontade de ser participativo. ” - Gustavo Amorim Silva Souza (1° ano integrado)

Confira uma das tarefas propostas e alguns vídeos produzidos pelos/as estudantes com suas mensagens de quarentena para a comunidade:

Segue link para os vídeos:   Vídeos

registrado em: