Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O setor de Assistência Estudantil do IFMG- Campus Itabirito torna público o EDITAL 31/2020 - Processo Seletivo para a concessão de Auxílio de Inclusão Digital Emergencial do Programa de Assistência Estudantil 2020
conteúdo

Notícias

O setor de Assistência Estudantil do IFMG- Campus Itabirito torna público o EDITAL 31/2020 - Processo Seletivo para a concessão de Auxílio de Inclusão Digital Emergencial do Programa de Assistência Estudantil 2020

publicado: 09/07/2020 12h39, última modificação: 14/07/2020 10h14

FINALIDADE DO EDITAL:

 O presente edital tem por finalidade realizar o processo de seleção dos candidatos para receber Auxílio de Inclusão Digital Emergencial para aquisição de serviço de internet e/ou computadores, de modo a proporcionar aos estudantes as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo no IFMG durante o contexto de pandemia da COVID -19. 

 O estudante deverá utilizar o auxílio para adquirir ou ampliar recursos e/ou serviços que lhe possibilitem acesso às atividades escolares não presenciais devido à pandemia decorrente da COVID-19, assim como no período de reposição das aulas. 

 O Auxílio de Inclusão Digital Emergencial poderá ser acumulado com outras modalidades de auxílios, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão, durante o ano letivo de 2020. 

 O edital está em consonância com o Decreto 7.234/10 e com a normativa vigente da Assistência Estudantil do IFMG.

PÚBLICO-ALVO:

Poderão concorrer aos auxílios, prioritariamente, estudantes com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e/ou oriundos da rede pública de educação básica, que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico, que atenderem a, pelo menos, um dos seguintes requisitos, sem prejuízo às demais disposições fixadas neste edital: 

I Ter ingressado na instituição através da ação afirmativa referente à faixa de renda de até um salário e meio per capita (2020), compreendendo os seguintes grupos de cotas: L1, L2, L9, L10; 

II Ter inscrição deferida ou excedente em edital do PAE (Programa de Auxílios Estudantis) em 2020; 

III Apresentar perfil de atendimento das ações da Assistência Estudantil, conforme o caput deste artigo. 4.2 Os estudantes que se candidatarem a este edital deverão estar regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos de nível médio técnico integrado, concomitante ou subsequente; ou de graduação do IFMG. 

- A concessão e manutenção do benefício para estudantes que cursem menos de 03 (três) disciplinas se dará mediante avaliação e parecer técnico do assistente social. 

-Mais de um membro da mesma família poderá ser contemplado, desde que cumpridos os critérios para recebimento e mediante obtenção de parecer favorável pelo NASIFMG. 

Não integram o público-alvo deste edital estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação, EAD e cursos de Extensão que possam ser ofertados no âmbito do IFMG.  

obs: Os alunos que já são bolsistas da Assistência Estudantil e já possuem cadastro na plataforma da SSAE, precisam apenas atualizar os documentos específicos deste edital, conforme os anexos. 

Os alunos que não possuem cadastro na plataforma SSAE, precisam se cadastrar e anexar TODOS os documentos e anexos solicitados, conforme o manual de orientações anexo.

Na plataforma da SSAE, na janela ¨Manual do aluno¨, estão disponibilizados vídeos explicativos.

Cada aluno poderá se inscrever em duas modalidades de auxílios digitais: Modalidade Tipo I e Modalidade tipo II (sendo o valor desta definido conforme perfil do estudante).

CRONOGRAMA: 

CAMPUS Itabirito
Período de inscrição: 08/07 a 16/07/2020

Resultado previsto dos pré-selecionados: a partir de 17/07/2020

Resultado Preliminar previsto para: a partir de 03/08/2020

Período de Recursos: 2 dias úteis após a divulgação do resultado preliminar.

Resultado Final: a partir de 05/08/2020

E-mail para esclarecimento de dúvidas e envio de orientações: assistenciaestudantil.itabirito@ifmg.edu.br

Horário de atendimento: 8h às 17h.

 

Acesse aqui os anexos e edital

Manual de orientações

Carta ao estudante sobre o edital de inclusão digital