Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas da Pedagogia promovem ações de Educação Patrimonial na região

Alunas da Pedagogia promovem ações de Educação Patrimonial na região

por Fernando Cintra publicado 18/01/2019 13h03, última modificação 24/01/2019 15h55

Alunas do quarto período da Licenciatura em Pedagogia do IFMG Ouro Branco promoveram, ao longo do segundo semestre de 2018, ações de Educação Patrimonial em escolas de ensino fundamental de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. As ações de intervenção pedagógica foram pensadas para promover o conhecimento e preservação do patrimônio material e imaterial do Alto Paraopeba e atingiram cerca de duzentas crianças.

O início do projeto ocorreu em 18 de setembro com a conferência de Ana da Cruz Alcântara Campos Vieira, secretária executiva da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.  A palestra foi realizada no Salão de Convenções do IFMG e integrou a Semana do Patrimônio de Ouro Branco-MG. Em seguida, as discentes foram orientadas a planejar atividades específicas tendo por base essa temática. Nessa fase, elas foram orientadas pelo professor Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, da disciplina “Fundamentos Metodológicos do Ensino de História”.

Foram elaboradas diversas atividades como jogos, dinâmicas, brincadeiras pedagógicas e aulas expositivas. As intervenções pedagógicas variaram de acordo com cada grupo e versaram sobre temas como a cerâmica saramenha, a tradição da festa da Batata, o conjunto paisagístico e histórico da Serra de Ouro Branco e o patrimônio cultural de Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Educação Especial Maria Correa Coutinho (Ouro Branco) e nas Escolas Municipais: Geraldo Marino, Maria Auxiliadora Torres, Livremente, Lucas Estevão Pinto (Congonhas) e Professora Nilce Moreira (Conselheiro Lafaiete). Agradecemos aos responsáveis por essas instituições que abriram suas portas e gentilmente apoiaram o projeto.