Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo SouTec irá ajudar estudantes na escolha de um curso técnico

Aplicativo SouTec irá ajudar estudantes na escolha de um curso técnico

Ferramenta lançada pelo Ministério da Educação já está disponível para ser baixada gratuitamente. O aplicativo irá auxiliar os jovens estudantes nos anos na escolha profissional.
publicado: 09/06/2022 16h24, última modificação: 09/06/2022 16h40

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com algumas instituições federais de ensino lançou, no dia 3 de junho, o aplicativo SouTec. A ferramenta auxilia os estudantes a identificar seu perfil profissional e encontrar um curso técnico mais adequado ao seu perfil, indicando ainda em qual cidade e instituição o curso é ofertado. A ferramenta é gratuita e já está disponível nas lojas de aplicativos.

Como funciona o SouTec?

Após baixar o aplicativo, é preciso preencher as informações, ativar o compartilhamento da localização e responder dois testes. O primeiro é o teste de interesse que conta com 72 questões e irá avaliar as habilidades e competências que formam o perfil profissional. Já o segundo teste é de autoconhecimento e possui 28 questões que apontam as preferências no ambiente de trabalho.

Os testes não possuem tempo para conclusão, podendo ser pausados e finalizados a qualquer momento. Após a realização dos testes, o perfil do estudante é mapeado e indica quais áreas ele possui maior afinidade de acordo com as habilidades e preferências. O aplicativo ainda permite que o estudante favorite as instituições e faça uma análise antes de definir qual a melhor escolha.

Ao todo são 215 formações técnicas disponíveis no Catálogo Nacional Dos Cursos Técnicos, o CNCT. O IFMG está presente ofertando 76 cursos técnicos, distribuídos em 18 cidades de Minas Gerais. São elas: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, São João Evangelista e Santa Luzia.