Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bacharelado em Administração do IFMG Ouro Branco ganha conceito 5 no Enade
conteúdo

Notícias

Bacharelado em Administração do IFMG Ouro Branco ganha conceito 5 no Enade

Curso está entre os 5,6% que tiraram nota máxima no Exame de 2018
publicado: 21/10/2019 18h30, última modificação: 23/10/2019 18h45

O lema “ensino público, gratuito e de qualidade” impresso na função social do IFMG, pode ser traduzido pela nota máxima conquistada pelo campus Ouro Branco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2018), através da avaliação do Bacharelado em Administração ofertado pela instituição. O curso foi laureado com conceito 5, integrando um seleto grupo de 492 graduações que alcançaram a maior nota no exame de 2018, de um total de 8.821 cursos avaliados, conforme matéria do jornal Estado de Minas publicada em 04 de outubro. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esse quantitativo corresponde a menos de 6% dos cursos.   

Criado em 2013, o Bacharelado em Administração do IFMG campus Ouro Branco tem duração de 4 anos e o objetivo de formar profissionais criativos e com visão estratégica, capazes de atuar como agentes de mudança no processo de desenvolvimento socioeconômico. O curso é ofertado no período noturno e pretende, ainda, desenvolver habilidades e competências que favoreçam a aplicação adequada das ferramentas e técnicas de gestão. O Enade 2018 mediu o desempenho dos estudantes das áreas de ciências sociais aplicadas, humanas e áreas afins, tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. 

Para a coordenadora do Bacharelado em Administração do IFMG campus Ouro Branco, Juliane de Almeida Ribeiro, a nota é o resultado de um trabalho bem planejado e executado por vários professores do IFMG Campus Ouro Branco, tanto da área de Administração quanto das áreas colaboradoras, como Ciências Humanas, Educação e Matemática. "Sob a coordenação dos docentes Gérber Lúcio Leite e Pedro Xavier da Penha, foram propostas diferentes atividades que apresentaram e debateram temas ligados aos campos de formação geral e formação específica, que poderiam ser cobrados nas questões do Enade. De outro lado, vale destacar a compreensão dos discentes sobre a importância do exame e a dedicação que tiveram às atividades propostas. Dessa forma, o comprometimento de todos se refletiu em um ótimo desempenho na prova”, comenta. 

Sobre o Enade

O Enade é o exame aplicado pelo governo federal aos estudantes ingressantes e concluintes de cursos de graduação com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada curso é avaliado a cada três anos.

Processo Seletivo 2020/1 do IFMG

As inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFMG estão abertas até o dia 30 de outubro. Além do Bacharelado em Administração, no campus Ouro Branco são oferecidas vagas para os cursos de graduação em Engenharia Metalúrgica, Sistemas de Informação e Pedagogia; para os cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Metalurgia; e para o curso técnico subsequente em Metalurgia. Mais informações podem ser encontradas em: https://bit.ly/35HqWMc