Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco instala usina solar fotovoltaica
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Branco instala usina solar fotovoltaica

publicado: 05/08/2019 21h20, última modificação: 07/08/2019 17h12

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Branco recebeu no mês de julho a instalação de uma usina fotovoltaica. Estima-se que tal medida vai gerar uma economia de cerca de R$20.000,00 por ano.

A primeira etapa de instalação de usinas de painéis fotovoltaicos nos campi  do IFMG foi  iniciada em 2017, na gestão do Reitor Kléber Gonçalves Glória. À época, o Campus Ouro Branco estava efetuando a troca do telhado do bloco administrativo e se encontrava em obras de construção do atual bloco didático, local em que a usina foi instalada. Nesta segunda etapa de instalação, Ouro Branco foi o segundo Campus a implantar a usina. O IFMG adquiriu mais  8 unidades para serem implantadas atendendo assim a todos os seus 18 campi. De acordo com o Diretor-Geral, Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, o valor da usina foi de cerca de R$74.000,00 e estima-se que, em até quatro anos, a economia gerada cubra o valor do investimento, destinando o recurso que seria gasto com a fatura de energia elétrica para outras áreas como projetos de pesquisa e de extensão, entre outras melhorias no Campus.

A usina é composta por 63 módulos fotovoltaicos (placas) que funcionam com um transformador e um inversor de 20 kVA. Os módulos foram instalados no telhado do Bloco Didático do Campus, uma vez que este prédio encontra-se na orientação ideal, recebendo os raios solares por um intervalo maior de tempo. Enquanto houver incidência solar nas placas, a usina funcionará. 

Além da alternativa mais limpa de energia, o IFMG Campus Ouro Branco já promove outras práticas nos quesitos consumo consciente e reaproveitamento de recursos. São elas:

  • Substituição das lâmpadas do Campus por opções de LED;
  • Instalação de sensores de fotocélulas nas áreas externas;
  • Instalação de reservatório de aproveitamento de água de chuva e combate a incêndio;
  • Desenvolvimento de coleta de lixo eletrônico (principalmente pilhas e baterias);
  • Desenvolvimento de coleta de resíduos orgânicos para a produção de adubo em composteiras;
  • Desligamento programado de computadores institucionais, que são encerrados automaticamente às 23 horas; também há programação de desligamento de monitores e discos rígidos durante o expediente, após alguns minutos sem utilização; e, ainda, controle de impressões através de identificação de servidores por crachá ou login;
  • Adoção do Sistema Eletrônico de Informações - SEI que promoveu intensa redução de documentos impressos;
  • Projeto de soluções 4.0 para diversas finalidades;
  • Fornecimento de canecas personalizadas aos servidores para estimular a redução do uso de copos descartáveis;
  • Fornecimento de ecobags institucionais aos servidores para reduzir o uso de sacolas plásticas;
  • Promoção de estudos para a instalação de torneiras automáticas nos banheiros, bem como de sensores de presença nos banheiros e estacionamento;
  • campus deve instalar, até o mês de setembro, um coletor de óleo de cozinha vegetal.