Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG seleciona aluno para concorrer a bolsa de estudo no Canadá
conteúdo

IFMG seleciona aluno para concorrer a bolsa de estudo no Canadá

por Fernando Cintra publicado 22/11/2018 16h32, última modificação 27/11/2018 13h05
Oportunidades de Mobilidade Acadêmica

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFMG comunica que está em vigor a Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018 para bolsas de estudos no Canadá pelo Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs – CBSP). O edital, elaborado pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) com a colaboração do Conif e do Forinter, prevê a concessão de cinco bolsas para alunos dos cursos superiores de tecnologia das cinco regiões do país, por um período de 16 meses em uma instituição canadense. Cada instituição brasileira poderá indicar somente um candidato.

O CBSP 2019-2020 é dedicado aos estudantes brasileiros das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês ou francês e estudar em institutos e colleges canadenses.

O IFMG indicará somente um estudante para participar da seleção nacional na chamada pública. Os interessados devem se inscrever até 30 de novembro.

Será dada preferência a inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas e de baixa renda (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) na seleção, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. Contudo, todos aqueles que atendam aos requisitos deste edital podem submeter sua inscrição.
A duração da bolsa é de, no máximo, 16 meses, incluindo: curso de idioma (inglês ou francês), por no máximo seis meses, dois semestres de estudos de graduação, com duração de oito meses, e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa, com duração de dois meses.

A etapa final de seleção consistirá de análise da documentação de inscrição, além de prova de inglês. A bolsa cobre taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também estão incluídos ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá.

Inscrições no IFMG

IFMG indicará somente 1 (um) estudante para participar da seleção nacional na chamada pública. Os interessados devem enviar a documentação necessária para o e-mail arinter@ifmg.edu.br até às 23h59 do dia 30 de novembro.

Documentação obrigatória:
* Comprovante de proficiência- documento obrigatório: cópia dos resultados dos testes de proficiência em inglês ou francês. Os testes deverão ter sido realizados a partir de 2016. Os testes válidos para esta chamada são: 
Inglês: IELTS, TOEFL iBT, TOEFL ITP;
Francês: TCF and DELF.
* Carta de intenção do candidato – documento obrigatório: carta em inglês ou francês abrangendo o histórico, os objetivos e a motivação para estudar no Canadá (máximo de uma página).
* Declaração do setor competente do campus de origem que ateste o coeficiente de rendimento maior ou igual a 70% - documento obrigatório.

Será considerado indicado aquele que apresentar maior nota obtida no teste de proficiência (inglês ou francês). Somente em caso de empate serão avaliadas e consideradas a soma das maiores pontuações nesta ordem: CRA e da carta de motivação, respectivamente.

Ressalta-se que o aluno aprovado na seleção interna do IFMG deverá encaminhar todos os documentos exigidos na Chamada CONIF/AI Nº 004/2018 até às 12h do dia 4 de dezembro. Em caso de não apresentação ao IFMG da documentação completa, será indicado o segundo da lista e, assim, sucessivamente.

Datas importantes

Lançamento do Programa de Bolsas Canadá-Brasil 2019- 2020 - 19 de Novembro de 2018
Prazo para inscrição dos estudantes no IFMG - 30 de Novembro de 2018
Submissão ao Conif (e ao CICan) pela ARINTER – IFMG do estudante indicado - 12h do dia 7 de dezembro de 2018
Teste de nivelamento de idioma (CICan) dos estudantes ecsolhidos pelo CONIF/ CICAN| Kaplan International (KITE) - 10 de dezembro – 14 de dezembro de 2018
Comunicação do resultado aos candidatos selecionados - 19 de dezembro de 2018
Prazo de oferta de matrícula em instituições canadenses - 21 de dezembro de 2018
Processo de expedição de visto e passaporte - Janeiro e Fevereiro de 2019

Observações

* O teste de idiomas e entrevistas mencionados na Chamada do Conif não será aplicado pelo IFMG e não será realizado nessa etapa.
* Dúvidas serão esclarecidas somente pelo e-mail arinter@ifmg.edu.br

Acesse:

Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018
Informações sobre inscrições no IFMG
Leia mais...