Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria de Comunicação lança o Catálogo de Fontes do IFMG
conteúdo

Diretoria de Comunicação lança o Catálogo de Fontes do IFMG

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h36, última modificação 12/02/2019 15h36
Listagem reúne servidores por áreas de atuação e poderá ampliar atendimento a demandas da imprensa e a parcerias em projetos de ensino, pesquisa e extensão

Com o objetivo de ampliar suas possibilidades de atendimento a diversas demandas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) acaba de lançar o seu Catálogo de Fontes - versão 2019. Nele, foram reunidos parte dos profissionais que integram o quadro de funcionários da instituição e discriminadas as competências de cada servidor. Ao acessar o catálogo, o usuário poderá consultar a área de atuação de docentes e técnicos administrativos, assim como a formação de cada um deles.

O catálogo pode ser utilizado pela imprensa como base de consulta para identificar fontes em diversos temas a serem abordados em materiais jornalísticos. Neste caso, o veículo de mídia deverá entrar em contato com a Diretoria de Comunicação do IFMG (no telefone 31 2513-5120), que fará a intermediação de entrevistas ou produção de reportagens.

A consulta ao catálogo poderá ser realizada também por entidades, órgãos públicos, empresas e organizações que desejem firmar parcerias em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao fornecer as informações sobre formação e área de atuação dos servidores, o catálogo torna-se uma ferramenta importante para fomentar, de maneira mais eficiente e rápida, ações de integração entre o IFMG e a sociedade.

O índice dos profissionais foi organizado por área de conhecimento, conforme estabelece o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a iniciativa, espera-se que haja maior contato entre pesquisadores, facilitando e ampliando a circulação de informações.

A coleta dos dados dos servidores foi feita ao longo do segundo semestre de 2018, por adesão voluntária. No formulário, os interessados puderam fornecer seus dados, autorizando a publicação das informações pela Diretoria de Comunicação. Aqueles que desejarem se cadastrar ainda podem fazê-lo, pois o catálogo terá atualizações periódicas. Nesse caso deverão preencher o formulário neste link, informando o nome completo, unidade de lotação, cargo, setor, e-mail, telefone, link para o currículo Lattes, áreas nas quais desenvolve atividades acadêmicas entre outras informações.

Por meio do banco de fontes, o IFMG poderá indicar profissionais habilitados para entrevistas a revistas, sites, jornais, rádios, TVs e blogs, veículos que estão sempre em busca de especialistas e acadêmicos para opinar em diversos assuntos. Com a maior inserção dos pesquisadores, especialistas e acadêmicos na mídia, o Instituto federal poderá se tornar referência como centro de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão, trazendo como contrapartida aos servidores novas parcerias, investimentos e alunos.