Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estante Rosa na biblioteca do IFMG Ouro Branco celebra o mês de prevenção do câncer de mama

Campus adere à ação conjunta da Rede de Bibliotecas do IFMG
publicado: 18/10/2019 16h06, última modificação: 18/10/2019 16h11

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama – o Outubro Rosa - está em voga no Campus Ouro Branco, que aderiu à ação coletiva da Rede de Bibliotecas do IFMG e também montou uma estante composta por obras de capa que apresentam a cor que simboliza a luta contra o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

A campanha institucional “Estante Temática” foi uma ideia lançada no grupo de bibliotecários do IFMG e, como toda boa iniciativa merece ser compartilhada, a proposta de uma estante rosa viralizou e foi transformada em recurso educativo para disseminar informações e promover a conscientização sobre a doença, chamando a atenção da comunidade escolar para a causa.

A Biblioteca José Bernardino Reis, do IFMG Ouro Branco, não poderia deixar de apoiar uma ação tão significativa e sua estante rosa estará disponível durante todo o mês de outubro.

Sobre o Outubro Rosa

Segundo informações divulgadas no site oficial do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a campanha "Outubro Rosa" foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente com o objetivo de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos da doença a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%, sendo que esse tipo de câncer também acomete homens, apesar de raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.