Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento sobre "Autismo" reúne educadores da rede municipal no IFMG
conteúdo

Evento sobre "Autismo" reúne educadores da rede municipal no IFMG

por Fernando Cintra publicado 25/03/2019 16h17, última modificação 25/03/2019 17h11

No dia 19 de março de 2019, o IFMG ofereceu 2 horas de formação para educadores da rede municipal sobre autismo, contando com a presença de cerca de 160 pessoas. A parceria nasceu fruto de um diálogo da Professora Bárbara F. Matias Bianch e a Secretária de Educação Edvânia dos Santos Pereira sobre a necessidade de mais parcerias que promovessem um diálogo sobre educação inclusiva.

Assim surgiu esse primeiro encontro em formato de palestra que foi ministrada pelas servidoras do IFMG, a Psicóloga Patrícia Dias Castro, a Enfermeira Thais Periard e a Professora EBTT do curso de Pedagogia Bárbara F. Matias Bianch.

O objetivo dessa formação foi agregar conhecimentos sobre diagnóstico, possibilidades terapêuticas medicamentosa e não-medicamentosa e práticas educativas inclusivas para atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista, abarcando assim temas que unificam a visão da saúde, da psicologia e da educação. 

Além das contribuições das palestrantes, contamos com a entusiasmada participação de um estudante, que possui o diagnóstico de TEA e relatou sobre sua experiência educativa no IFMG. Ao final das palestras a platéia participou com perguntas e colocações. Foi um momento de reflexões muito pertinentes que evidenciam a singularidade dessa parceria.