Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG instala painéis de acompanhamento de metas institucionais

IFMG instala painéis de acompanhamento de metas institucionais

Disponibilizados em todas as unidades da instituição, os quadros permitem que a comunidade acadêmica acompanhe as metas e o desempenho do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
publicado: 28/03/2023 10h20, última modificação: 28/03/2023 10h25

Painéis informativos sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foram instalados em todas as unidades do IFMG. As placas permitem que a comunidade acadêmica possa verificar as metas e o desempenho do PDI, incentivando também a participação da comunidade na elaboração e acompanhamento do PDI. Os dados podem ser acessados de forma imediata, via smartphone, a partir de um código QR disponível no painel que conecta ao Farol de Desempenho no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

A ação compõe a metodologia de elaboração e monitoramento do PDI, que prevê a comunicação com a comunidade acadêmica na disseminação dos resultados alcançados e a institucionalização do Plano como direcionador estratégico da instituição. Para o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa, a instalação dos painéis nos campi e na Reitoria representa um avanço na governança e na maturidade estratégica do IFMG. No total, foram instalados 34 painéis, nos 18 campi, no Polo de Inovação e na Reitoria.

"Para além das exigências normativas, os painéis são mais um mecanismo de aperfeiçoamento da governança no IFMG, mantendo o PDI vivo na instituição como instrumento de gestão estratégica e de transparência pública". Wilson Costa

Entenda o Farol de Desempenho

O Farol de Desempenho, que pode ser acessado a partir dos painéis, é uma funcionalidade do Suap e atua como instrumento de acompanhamento do desempenho institucional. Por meio da ferramenta, o IFMG monitora seus objetivos estratégicos, estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional.

Os objetivos estratégicos estão dispostos no Farol de Desempenho ao longo dos cinco anos de vigência do PDI, ou seja, de 2019 a 2023, e seus valores são atualizados trimestralmente. A cada trimestre, os dados são alimentados no sistema e comparados com as metas preestabelecidas no PDI. As metas, por sua vez, são medidas de desempenho que permitem mensurar o alcance anual dos objetivos estratégicos, como forma de aferir a execução do PDI.

O farol é uma representação gráfica dos objetivos estratégicos e indica visualmente o nível de alcance das metas e dos indicadores ao longo do ano. A ferramenta funciona como um semáforo, em que as cores vermelho, amarelo e verde descrevem o alcance do objetivo: o vermelho avisa que a meta ainda não foi alcançada; o amarelo significa que a meta está parcialmente alcançada; o verde informa que a meta já foi alcançada; e a cor cinza significa que a meta não se aplica para aquele determinado ano ou período.

Para acessar a funcionalidade do Farol de Desempenho pelo Suap (https://suap.ifmg.edu.br) e, no menu lateral esquerdo, acessar a aba “Farol de Desempenho”, sem a necessidade de incluir usuário e senha. Para usuários do sistema, docentes, técnicos administrativos e alunos, o acesso é pelo menu lateral esquerdo, "Desenvolvimento Institucional"; ou pela página inicial no atalho "PDI:

O diretor de Desenvolvimento Institucional ressalta a relevância da ação para o contínuo alinhamento da missão e das metas da instituição com a comunidade acadêmica. "Para além das exigências normativas do PDI para as instituições de ensino, os painéis nos campi e Reitoria constituem mais um mecanismo de aperfeiçoamento da governança no IFMG. Eles são uma forma de manter o PDI vivo na instituição, como instrumento de gestão estratégica e procedimento de transparência pública, ao garantir o acompanhamento de sua execução pela sociedade", destaca Wilson Costa.

Acesse o Farol de Desempenho

Painel do PDI instalado nos campi e na Reitoria