Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Ouro Branco foi representado em Simpósio Mundial de Língua Portuguesa
conteúdo

Notícias

IFMG Ouro Branco foi representado em Simpósio Mundial de Língua Portuguesa

Professores e estudantes apresentaram trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus
publicado: 04/10/2019 11h06, última modificação: 17/10/2019 19h19

O IFMG campus Ouro Branco esteve muito bem representado no VII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Porto de Galinhas, no mês de agosto. Três professores, uma aluna e um egresso levaram o nome da instituição para esse consolidado evento, constituído por diversos simpósios, conferências, mesas-redondas e minicursos que promovem pesquisas e fomentam discussões entre docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em áreas como Linguística, Literatura, Cultura, Tradução e Educação.

O professor Adilson Ribeiro de Oliveira, em parceria com os pesquisadores Kariny Cristina de Souza, Bertrand Daunay e Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, coordenou os simpósios  “Processos de letramento, ensino e aprendizagem da escrita: abordagens teóricas e práticas” e “A leitura no PISA e em outras avaliações: abordagens críticas dos testes de larga escala nacionais e internacionais”; e ainda apresentou o trabalho “O teste de compreensão em leitura do PISA: percepções de professores brasileiros e franceses da educação básica”. 

A professora Ana Paula Mendes Alves de Carvalho, em parceria com a professora Gabriele Cristine Carvalho (do IFMG campus Santa Luzia), coordenou o simpósio “Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil: múltiplas perspectivas e possibilidades diversas”. Também apresentou a comunicação “Estudo da toponímia urbana de Ouro Branco: tradição e memória cultural numa abordagem interdisciplinar”, em que foram divulgados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida no campus Ouro Branco com a colaboração do professor da área de Metalurgia Carlos Eduardo Reis de Carvalho - coautor do trabalho. 

A professora Denise Giarola Maia apresentou a comunicação “Letramento acadêmico: vivenciando a prática de escrita de um artigo acadêmico na disciplina de Literatura Infanto-juvenil”. 

O evento – que nesta edição foi prestigiado por profissionais de todas as partes do mundo, impulsionando ainda mais o ensino, a divulgação e a pesquisa da língua portuguesa – contou também com a presença da aluna do 4º período do curso de Sistemas de Informação, Amanda dos Santos Felix e do egresso do curso Técnico Integrado em Informática, Filipe Emanuel da Silva Henriques - graduando em Letras pela UFJF. Eles apresentaram, juntamente com os docentes Ana Paula Mendes e Adilson Ribeiro, o trabalho “ConTEXTO: uma experiência extensionista em leitura e produção de textos”.

É o IFMG contribuindo substancialmente para o enriquecimento das pesquisas, discussões e projetos no âmbito da Educação.