Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 10 mil candidatos realizam prova de seleção para os cursos técnicos

Mais de 10 mil candidatos realizam prova de seleção para os cursos técnicos

por Fernando Cintra publicado 11/12/2018 17h09, última modificação 11/12/2018 17h09
Gabarito e caderno de provas estão disponíveis para consulta. Resultado preliminar será divulgado em 07/01

Cerca de 10,3 mil candidatos realizaram as provas do Processo Seletivo 2019 para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O exame foi aplicado no último domingo, 9 de dezembro, entre 14h e 17h, em quatro regiões do estado onde a instituição possui campus. A taxa de comparecimento foi de 86%, de acordo com a Diretoria de Avaliação Educacional. O caderno de provas e o gabarito preliminar já estão disponíveis e podem ser acessados na Área do Candidato.

Morador de Congonhas, o estudante Nícolas Coli prestou o Vestibular para o curso Técnico em Mineração. Ele contou que sua vontade em estudar no IFMG é um sonho que nutre desde pequeno. “Escolhi o IF porque tem uma estrutura boa, é muito bem falado, é uma instituição federal e foi indicada pelos meus professores. É um sonho meu estudar aqui também, pois tenho vontade de fazer o curso de Mineração desde cedo”, declarou.

Aplicado em 20 municípios diferentes, o exame abrangeu 50 questões objetivas de conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da natureza e Ciências Humanas. Em Conselheiro Lafaiete, devido à grande procura pelo Vestibular, os candidatos foram divididos em dois locais de prova, sendo um a sede do campus, no bairro São Dimas, e o outro a Escola Municipal Doriol Beato, no bairro Angélica.

Após conferirem o gabarito, os candidatos que desejarem interpor recurso devem fazê-lo, nos dias 11 e 12 de dezembro, por meio do acesso na Área do Candidato. O resultado preliminar da seleção está previsto para o dia 7 de janeiro, quando será divulgada a classificação. Já a lista final dos aprovados será publicada no dia 15 do mês que vem.

O exame de seleção foi destinado exclusivamente para os candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e cursos subsequentes. No total, estão em disputa 2809 vagas em 62 cursos. No caso de candidatos que se inscreveram para concorrer às vagas de graduação, a seleção será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).